Areas de atuação

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PROFESSORA: KÁTIA CORDEIRO ANTAS








ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIAALUNOS:
SARAH GABRIELLE DOS SANTOS NOGUEIRA
ITALO EMANUEL GOMES DA SILVA BARROS

TURMA: PSICOLOGIA 2013.1



Questão 01
A Psicologia é o estudo do homem. Mas, se dermos apalavra a um psicólogo comportamentalista ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano." Se a palavra for dada a um Psicólogo psicanalista, ele dirá: “O objeto de estudo daPsicologia é o inconsciente.” Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.  Na verdade, o objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, porém a psicologia nãoé considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na sua própria pesquisa, agregando seus pensamentos e emoções a pesquisa tornando apesquisa cientificamente inválida.
            Levando apenas em consideração o objeto humano como estudo da psicologia ela pode ser de certa forma confundida com outras ciências. Mas o que faz apsicologia diferir das outras ciências humanas é o estudo da subjetividade, e é ela que nos faz compreender a totalidade da vida humana, pois é o individuo em todas as suas expressões visíveis, invisíveis,singulares e genéricas.

Questões 02 e 03
A psicologia, como uma profissão que atende a demandas variadas em diferentes contextos, busca a promoção da saúde e a qualidade de vida e para isso, estárelacionada com outras ciências (filosofia, biologia, antropologia, psicofarmacologia). A partir disso, surge a diversidade de abordagens e áreas de estudo na psicologia. As pesquisas abrangem desdeo nível biofísico na psicofisiologia, ao epistemológico, na epistemologia genética. A área de atuação do psicólogo estende-se a hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Áreas de atuação
  • Áreas de Atuação
  • áreas de atuação
  • areas de atuaçao
  • area de atuação
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Areas de Atuação
  • areas de atuação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!