Apressado

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A História da Medicina Veterinária

Porquê Estudar História da MV?
Por que o MEC manda?
Porquê estudar História em geral?
Afinal, a exigência de conhecimentos científicos cada vez mais complexos não deixa espaço para se prestar atenção à evolução do pensamento médico através dos tempos.
Porquê Estudar História da MV
Tempo de novas demandas em todas as frentes da atividade humana
A questãotécnica deve ser encarada uma forma cada vez mais ampla, e por isso, o conhecimento humanístico, a cultura geral, e o conhecimento histórico devem ser valorizados
Encontrar nos erros e acertos do passado, inspiração para as decisões de hoje
Quais os primeiros registros?
Papiro egípcio de ‘El-Lahun’ descreve fatos relacionados a arte de curar animais (4.000 a.C.), indicando procedimentosdiagnósticos, prognósticos, sinais clínicos e tratamento de doenças de diversas espécies animais.
Quais os primeiros registros?
Os códigos de Eshn Unna (1.900 a.C.) e de Hammurabi (1.700 a.C.) (Mesopotâmia) registram referências à remuneração e às responsabilidades atribuídas aos "Médicos dos Animais".
Na Grécia (século VI a.C.), em algumas cidades eram reservados cargos públicos para os quepraticavam a cura dos animais e que eram chamados de hipiatras.
Quais os primeiros registros?
Aristóteles (383 - 322 a.C.) pode ser considerado um dos Pais da Medicina Veterinária.
Escreveu tratados dedicados à classificação, comportamento, fisiologia, anatomia comparada, embriologia e patologia animal.
Quais os primeiros registros?
Na era cristã, em meados do século VI, em Bizâncio (atualmenteIstambul), foi identificado um verdadeiro tratado enciclopédico chamado HIPPIATRIKA, compilado por diversos autores e que tratava da criação dos animais e suas doenças, contendo 420 artigos, dos quais 121 escritos por APSIRTOS, considerado no mundo ocidental, a partir dos helenos, o pai da Medicina Veterinária.
Do Latim VETUS, “velho, idoso”, de onde vieram também as palavras “vetusto” e “veterano”.Como surgiu o nome Veterinário?
Os animais do exército romano, quando passada a idade em que ainda podiam ser úteis em campanha, eram recolhidos a um lugar para poderem desfrutar de um merecido descanso.
O pessoal que cuidava desses “velhos”, desses “veteranos” era chamado de VETERINARII. Como isso incluía também dar atenção à saúde dos bons quadrúpedes, a partir daí se criou o nome da nossaprofissão.Como surgiu o nome Veterinário?
A Veterinária no Islã
Al-Jahiz (776-868 d.C.) era zoólogo, além de poeta e filósofo. Escreveu Kitab al-Hayawan ou “Livro dos Animais”. É um belíssimo tratado, em que disserta sobre o comportamento animal, os efeitos do clima e da dieta e sobre doenças na região da Mesopotâmia.

A Veterinária Moderna
O nascimento do ensino oficial da Ars Veterinariaeacontece na França, no reinado de Luís XV (1715-1774), que se sentiu a necessidade de formar especialistas na arte de curar os animais.
A Corte francesa contava com mais de 5.000 cavalos.
Impressionantes eram também os números das epidemias no gado: entre 1713 e 1786 morreram cerca de dez milhões (!) de animais em França e na Bélgica, vítimas de doenças infecciosas.
A Veterinária Moderna Oprimeiro incentivo para o ensino da medicina animal vem do Presidente da Academia de Ciências Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon (1707-1788). Buffon era um eminente naturalista e autor, em 1753, da monumental Enciclopédia de História Natural
A Veterinária Moderna
“A medicina que os antigos designaram medicina veterinária não é conhecida que de nome. Estou convencido que se algum médico dirigisse asua atenção para a medicina veterinária, e dela fizesse seu objecto de estudo, em breve se veria recompensado por amplos sucessos que não só o enriqueceriam, como em vez de deteriorar a sua imagem o distinguiriam muito.”
Claude Bourgelat (1712-1779), advogado, hipiatra e Diretor da Academia de Equitação de Lyon que concebeu a ideia de fundar uma escola “… onde seja ensinado publicamente os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!