Aprender a viver

Páginas: 6 (1404 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
APRENDER A VIVER LUC FERRY
Na obra Aprender a viver a finitude humana e a questão da salvação são as ideias centrais que o filósofo francês Luc Ferry leva a nos instigar pensando em filosofia não sinteticamente, mas sim, analiticamente e de um modo mais profundo que o usual. Para o autor, a filosofia é erroneamente definida como um método de pensamento rigoroso, conceito que considera deverasgeneralizado, e nos dá as ferramentas para fazermos a nossa própria leitura da questão.
No primeiro capítulo do livro, Ferry apresenta o ser humano como o único animal consciente de sua própria finitude, sendo, portanto, naturalmente impelido a questionar-se sobre essa inquietante verdade e a buscar formas de livrar-se do inexorável fim, na maioria das vezes, por meio de religiões que lhe dão agarantia de salvação.
Salvação esta que, segundo o filósofo, é extremamente almejada por tantas pessoas pelo fato de oferecer um caminho alternativo à morte como um fim definitivo, por ser uma espécie de continuação da vida para aqueles que têm fé.
Para Ferry, é exatamente neste ponto que religião e filosofia tomam caminhos opostos. Segundo ele, se as religiões se definem como doutrinas da salvaçãopor um Outro, pela graça de Deus, as grandes filosofias poderiam ser definidas como doutrinas da salvação por si mesmas, sem a ajuda de Deus.
Em suma, a filosofia seria um caminho racional para a compreensão do mundo e do outro por meio de nossas próprias forças e sabedoria. 
No livro a metáfora fica muito clara: para entender a fé, ou melhor, para senti-la, devemos nos despir de toda nossaarrogância característica e buscar sentir a sua essência e não ficarmos observando tudo de fora, como expectadores alheios a um fenômeno que sempre nos parecerá distante.
Não se trata de abandonar a razão, mas entender que há coisas que, mesmo não podendo ser provadas pela lógica ou vistas pelos olhos humanos, são muito mais reais e racionais que as certezas ditas absolutas.
E o que é a sabedoria?Para Luc Ferry, ela seria equivalente à salvação, que acreditam os cristãos, para a filosofia. A única saída racional para as angústias que nos assolam.
Um dos principais objetivos do autor Luc Ferry é ampliar os horizontes desse leitor inexperiente nos terrenos da filosofia, para assim sobrepor a finalidade muitas vezes a ela dada: “bengala moral “¹ ou “ arte da reflexão”. Defende que existemdiversas matérias que são capazes de criticar e o que difere a filosofia dessas é o objetivo que possui a priori: Ultrapassar o medo da morte, possibilitando assim que os indivíduos alcancem a serenidade. Para o autor, a felicidade plena não existe, visto que não é possível que todos estejam felizes em todos os momentos de suas vidas. Assim surge a missão da filosofia, de pregar a razão como formade aproveitar a vida.
É dada então uma nova perspectiva à filosofia, que seria agora uma forma de “aprender a viver “. Em termos gerais, o livro “Aprender a Viver” objetiva explicitar que como um grande limitador da evolução e desenvolvimento dos seres humanos, existe o medo.
Dentre a abrangente noção do medo, o autor põe em destaque o medo da morte. A morte no seu ponto de vista, não seresumiria ao fim da vida, mas também a todo tipo de ruptura, onde recuperar o que se passou ou voltar no tempo representaria algo impossível. Cita como exemplo, a infância, existe tão somente em um passado distante, vivo apenas nas nossas lembranças ínfimas. Todas essas rupturas poderiam ser classificadas como formas de morrer e apesar de evitarmos pensar nas mesmas, em algum momento de nossas vidas aangústia iria se fazer presente.
Como forma de evitar essas angústias, existem diversas teorias utilizadas para nos fazer compreender sem causar maiores males à nossa experiência de vida, já que essa já seria tão rápida e frágil. Ao longo do livro, Luc Ferry se apodera das grandes teorias estoicas, religiosas e por fim a filosofia
O livro Aprender a Viver, em especial no segundo capitulo, trata...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender a brincar, aprender a viver
  • Viver e aprender
  • Aprender a viver
  • Resumo Livro Aprender a Viver
  • Aprender viver juntos
  • Aprender a viver com dislexia
  • Projeto "viver e aprender"
  • ARTES DE VIVER, ARTES DE APRENDER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!