Anexos RoteiroOclusaoCap18

5490 palavras 22 páginas
CONDUTA TERAPÊUTICA FISIOTERÁPICA

A Disfunção Temporomandibular
(DTM) inclui qualquer desarmonia que ocorra nas relações funcionais dos dentes e suas estruturas de suporte, das articulações temporomandibulares, dos músculos do aparelho estomatognático e dos suprimentos vascular e nervoso destes tecidos. Estas disfunções são caracterizadas por dor nos músculos da mastigação, da cabeça e do pescoço, dor nas articulações, limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares e deformidades faciais. Tais disfunções apresentam etiologia multifatorial. Este caráter multifatorial pode, por vezes, dificultar tanto o seu diagnóstico quanto o seu tratamento, devendo o profissional estar atento e ciente dos recursos disponíveis para o tratamento destas desordens.
Abordaremos neste capítulo recursos fisioterápicos disponíveis para a aplicação como adjuntos no tratamento das disfunções temporomandibulares tais como exercícios terapêuticos, termoterapia, ultra-som, estimulador elétrico transcutâneo do nervo (TENS) e o biofeedback. Para melhor entendimento de cada modalidade terapêutica, antes de abordarmos os tipos de recursos fisioterápicos devemos recordar a fisiologia e a fisiopatologia dos processos relacionados a dor. Uma irritação química ou uma deformação mecânica nas terminações nervosas resulta na despolarização das fibras da dor, em outras palavras, um estímulo nocivo causa

ativação das fibras da dor. Em condições subagudas e crônicas, a dor pode continuar por meio da presença contínua da irritação química. Tal irritação deve-se às várias substâncias químicas liberadas durante a resposta inflamatória, como a bradicinina, serotonina, histamina e prostaglandinas, excitando os nociceptores quimiossensíveis (Buxton, B. P., 2001).
Nociceptores são, segundo Eyzaguirre, C.
& Findone, S. J. (1977), receptores que respondem somente quando a estimulação atinge intensidades tais que provocam lesões, ou intensidades próximas a estas.
Com relação às fibras que transportam os

Relacionados