Aneuploidias

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

Cada espécie existente, seja ela animal ou vegetal, possui um conteúdo cromossômico que é responsável pela hereditariedade das características próprias do tipo de organismo estudado. Estes conteúdos chamam-se genomas e dão a cada espécie um número característico de cromossomos. A espécie humana tem seu genoma distribuído em 46 cromossomos, sendo 44 destes autossomos e 2 cromossomos sexuais. Àsvezes, porém, podem ocorrer acidentes ambientais ou biológicos, que ocasionam irregularidades na divisão celular, atingindo os cromossomos interfásicos, de modo que pode haver alterações no genoma do indivíduo.
Qualquer alteração que afete o numero ou a estrutura dos cromossomos de uma célula é denominada aberração ou mutação cromossômica. As mutações cromossômicas não originam novos genes, mascontribuem para o aparecimento de novas combinações gênicas. As mutações cromossômicas podem ser classificadas em dois grupos: numéricas e estruturais (quando há alteração na forma ou no tamanho de um ou mais cromossomos da célula). Numéricas: envolvem a perda ou o acréscimo de um ou mais cromossomos (aneuploidias), ou mesmo de genomas inteiros (euploidias). Na espécie humana, as alteraçõesnuméricas do tipo Euploidia, acabam por deflagrar o aborto, principalmente no primeiro e sexto mês de gestação.
As euploidias podem ser:
Monoploidias (n): É quando ocorre nos seres à perda de um conjunto completo de cromossomos, passando a possuir apenas um genoma, indicado como n, é o caso dos zangões.
Triploidias (3n): quando há três genomas, é a aberração cromossômica mais freqüente (20%) em abortosespontâneos. Causada pela dispermia.
Poliploidias (4n, 5n,...): quando há três ou mais genomas. Os seres recebem um conjunto completo de cromossomos.
A ocorrência de euploidias em humanos é bastante rara e, quando ocorre, é incompatível com o desenvolvimento do embrião, determinando a ocorrência do aborto. Geralmente ocorre quando os cromossomos se duplicam, entretanto a célula não sofre divisão.Nos humanos, a triploidia é mais frequente quando comparada com a tetraploidia. Em ambos os casos é comum que a gestação termine em abortos espontâneos, mas em alguns casos de triploidia, o indivíduo pode nascer, porém morre cerca de uma semana após o nascimento. Isso ocorre porque essa condição leva a uma grande quantidade de malformações.

Divisão das poliploidias (3n, 4n, 5n,...):Autopoliploidia - A não-disjunção dos cromossomas durante uma meiose pode originar gâmetas com todo o conjunto dos cromossomas característicos da espécie. A auto-fecundação, comum entre as plantas, pode constituir zigotos poliplóides com o dobro dos cromossomas da espécie progenitora. Estes indivíduos ficam isolados reprodutivamente dos seus antecessores constituindo uma nova espécie. 
Alopoliploidia -acréscimo de cromossomos proveniente de outra espécie. A alopoliploidia é resultante da fecundação de organismos de espécies diferentes, produzindo descendentes híbridos que, geralmente, são estéreis.
NOS VEGETAIS, a poliploidia é um evento muito comum, sendo que normalmente plantas com maior quantidade de cromossomos são mais produtivas que as diploides. Alguns produtores chegam a induzir a poliploidiaem vegetais através da colchicina para aumentar sua produção. Essa substância faz com que não ocorra a formação da fibra do fuso e, consequentemente, interrompe a divisão. Nesse caso, formam-se indivíduos tetraploides. Muitas plantas poliplóides já foram desenvolvidas artificialmente, e várias têm emprego comercial, como melancias sem sementes mais doces e morangos mais resistentes e com melhorsabor.  A maior parte dos organismos poliplóides é composta por vegetais. Muitos desses vegetais poliplóides são mais fortes e maiores que os vegetais diplóides normais.
NOS ANIMAIS, os machos das abelhas (zangões – férteis), vespas e formigas surgem pela partenogênese de óvulos não fecundados, portanto são haplóides, enquanto as fêmeas são diplóides. Vermes de insetos e uns poucos animais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aneuploidia
  • Aneuploidias
  • Aneuploidias
  • As aneuploidias
  • Aneuploidias
  • Aneuploidias
  • Aneuploidia
  • Aneuploidia humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!