ANENCEFALIA

Páginas: 4 (779 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
CNBB diz que liberar aborto de feto sem cérebro é descartar ser humano
Ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente não aceita exceções, diz entidade Católica.



A presidência daConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota, nesta sexta-feira, 13, em que "lamenta profundamente" a decisão tomada na quinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), liberando o aborto defetos anencéfalos. As informações são do Portal UOL.

“Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso.A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente não aceita exceções", diz a nota.

Para a entidade, o Supremo legislou no lugar do Congresso Nacional.

Na nota, a CNBB ainda se defendeude críticas ao dizer que defende seu ponto de vista também com argumentos jurídicos e científicos. "Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estadolaico.”

Decisão do STF
Após dois dias de debate, o STF decidiu nessa quinta-feira, 12, por oito votos a favor e dois contrários, que a interrupção de gravidez no caso de fetos com anencefaliacomprovada não é crime.

Os votos contrários foram proferidos pelos ministros Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso. O ministro Dias Toffoli não votou por ter se considerado impedido, já que se manifestousobre a ação enquanto advogado-geral da União.

Para Peluso, este foi o julgamento mais importante da história do tribunal. Isso porque "tentou definir o alcance constitucional do conceito de vidae de sua tutela normativa



Conselho Federal de Medicina define critérios de diagnóstico de anencefalia

Aborto só deverá ocorrer após ultrassonografia detalhada e assinada por dois médicosA interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos (malformação no tubo neural, no cérebro) só deve ocorrer depois que for feito um exame ultrassonográfico detalhado e assinado por dois médicos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anencefalia
  • anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!