patologia

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIENCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ UNINOVAFAPI
CURSO: FISIOTERAPIA 3º PERÍODO
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL
PROF.: ERIC DA SILVARELATÓRIO PRÁTICO
TEMÁTICA:
Güillain-Barré




ACADÊMICOS:
Denise Lopes da Mata Duarte
Greice Lanna Sampaio Nascimento
Willana de Queiroz Nepomuceno










TERESINA(PI),
MÊS MAIODE 2014

PRÁTICA REALIZADA EM 16/05
Introdução

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica periférica conhecida como polineuropatia inflamatória aguda de natureza progressiva. Causadaeventualmente por uma bactéria (estreptococos beta hemolítica do grupo A de lancefield), ocasionando a inflamação do nervo periférico secundário a fatores auto-imunes. É uma doença que não escolheidade, gênero e sociedade, é uma doença independente de raça e cor. Inicia com uma infecção na garganta (orofaringe), infecção do intestino (gastroenterista), e progressivamente começo com parestesiasdistais e fraqueza nas pernas, se espalha via hematogênica sai da garganta para chegar aos nervos periféricos, a bactéria tem a principal característica de destruir os nervos da periferia em direção aocentro, destruindo a bainha de mielina, desencapando o nervo e consequentemente o impulso que era saltatório será laminar, ficando mais lento assim causando a dormência. O sintoma inicial da doença éparestesia dos MMII em evolução. Os nervos alvos da bactéria é o nervo fibular e o nervo tibial, sendo uma doença auto-limitada com duração de 12 semanas.









Desenvolvimento

Acomplicação mais grave da doença de Guillain-Barré é destruição do nervo frênico com a parada respiratória, pois a bactéria sai dos pés e segue até chegar aos músculos da respiração.
A doença éascendente por isso pode ter vários sintomas com a mesma, tais como parestesia distais, paresia distais, insuficiência respiratória e pneumonia aspirativa, pois afeta o músculo de deglutição.
Testes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patologia
  • patologia
  • Patologia
  • PATOLOGIA
  • patologia
  • patologia
  • PATOLOGIA
  • Patologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!