Anatomia

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
SISTEMA RESPIRATÓRIO Observe a forma do dorso do nariz e identifique no nariz: base, narinas, ápice, asas e a columela. Examine um crânio e identifique os ossos que formam o esqueleto ósseo do nariz(processos frontais das maxilas e osso nasal). Identifique a abertura piriforme (abertura anterior visualizada no esqueleto) e as coanas (abertura posterior). Observe através da abertura piriforme acavidade nasal; identifique a formação do septo nasal ósseo (lâmina perpendicular do etmóide, osso vômer e cartilagem do septo). Identifique: vestíbulo nasal, límen nasal e a cavidade nasalpropriamente ditam.

Em uma hemi-cabeça, na qual foi retirado o septo nasal, identifique as conchas nasais superior, média e inferior, e os meatos nasais superior, médio e inferior, as conchas nasaissuperiores e médias fazem parte do osso etmóide, enquanto que as inferiores são ossos próprios da face. Identifique as aberturas dos seios paranasais e a abertura do ducto naso-lacrimal; identifique os seiosparanasais. Localize a faringe e identifique suas partes: nasofaringe, orofaringe e laringo-faringe. Na nasofaringe, delimite as coanas, e identifique o tórus tubário, o óstio faríngeo da tubaauditiva e a tonsila faríngea (referida como adenóide quando inflamada). Por trás do tórus tubário identifique o recesso faríngeo e partindo do tórus as pregas: salpingo-nasal, salpingofaríngea esalpingo-palatina.

Observe em uma laringe isolada, e em peças plásticas, identifique as cartilagens da laringe: epiglótica, tireóide (proeminência, cornos, incisura), cricóide, aritenóides e corniculadas;verifique como estas cartilagens estão unidas umas às outras por ligamentos e músculos.

Observe a cavidade laríngica e identifique suas porções: o ádito da laringe, o vestíbulo e a cavidadeinfra-glótica; as pregas vestibulares (cordas vocais falsas), as pregas vocais (cordas vocais verdadeiras), e o ventrículo da laringe (lembre-se que neste, encontra-se a tonsila laríngica).

No cadáver,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!