Desenvolvimento do anarquismo

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
desenvolvimento do anarquismo


O autor apresenta o conceito do anarquismo, e em seguida vai mostrar a dicotomia entre as ideias anarquistas e marxistas, debatendo com Marx e Engels. Mostra o desenvolvimento do anarquismo no contexto da revolução Espanhola, embasado em diversos autores. Assim, Chomsky, aqui é visto como socialista libertário que pensa como transformar as realidades docapitalismo a partir de uma perspectiva anarquista. Assim, existem muitos tipos de pensamento e ação que são considerados anarquistas. Seria desanimador tentar abranger todas essas conflituosas tendência em alguma teoria ou ideologia gera. Neste sentido, o anarquismo seria um braço radical do marxismo, surgindo como socialismo libertário.

Dessa forma, para o anarquista, a liberdade não éum conceito abstrato e filosófico, mas a possibilidade concreta essencial de todo ser humano desenvolver completamente todas as dificuldade, as capacidades e as habilidades com as quais a natureza dotou, e converte-las em valor social. Quanto menos esse desenvolvimento natural do homem for influenciado pela proteção política ou eclesiástica, mais eficiente e harmoniosa se tornaria a personalidadehumana, mas ele se tornará a medida da cultura intelectual da sociedade em que foi desenvolvida.

Muitos críticos desconsideram o anarquismo por acreditarem que ele é utópico, sem forma, primitivo ou incompatível com as realidades de uma sociedade complexa. Assim, certamente, nossa compreensão da natureza do homem ou das possibilidades de modelos sociais viáveis é tão rudimentar, quequalquer doutrina de longo alcance deve se tratar com grande ceticismo, exatamente da mesma maneira que somos cético quando ouvimos que a “natureza humana”.

Traz no pensamento de Rocke, que “o problema de nossa época é libertar o homem da desgraça da exploração econômica e da escravização social e política” ; e o método não é conquistar e exercer o poder do Estado, nem reduzir-se aoparlamentarismo, mas “reconstruir a vida econômica das pessoas de baixo para cima e desenvolvê-la dentro do espírito do socialismo.

Dessa forma, como socialista, Rocker tomaria por certo “que a libertação séria, final e completa dos trabalhadores é possível apenas sob uma condição: a da apropriação do capital, ou seja, da matéria prima e de todos os trabalhadores”. E ele espera que uma revoluçãosocial desmantele o aparelho de Estado e exproprie os expropriadores.

Assim, temos seguido esse modelo e não concordamos com a hipótese e um poder superior ao dos trabalhadores organizados, com a finalidade de estabelecer uma nova ordem das coisas. A supressão do Estado não pode ser algo lento; deve ser a tarefa da revolução acabar como o Estado.

Neste sentido, Engels,expressou sua divergência, como os anarquistas colocam as coisas de ponta a cabeça. Declaram que a revolução proletária deve começar acabando com a organização política do estado..... Mas destruí-lo, nesse momento, seria destruir o único organismo por meio vitorioso o proletariado pode afirmar seu poder recém-conquistado.

Traz o pensamento de Bakunin, e este diz “Eu sou um amante fanático daliberdade, considerando-a a única condição sob a qual a inteligência, a dignidade e a felicidade humana podem se desenvolver e crescer; não a liberdade formal puramente concedida, proporcionada e regulada pelo Estado, uma mentira eterna que na realidade nada mais representa do que o privilégio de alguns, fundado na escravidão dos demais; não a liberdade fictícia, desgastada, egoísta e individualistaexaltada pela escola de J.J.Rousseau e outras escolas do liberalismo burguês, que consideram os desejados direitos de todos os homens, representados pelo Estado, que limita os direitos de cada um – uma idéia que conduz inevitavelmente à redução dos direitos de cada um a zero. Não, eu quero dizer, o único tipo de liberdade que é digno do nome, a liberdade que consiste no completo desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!