anatomia

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Doença dos Ossos
Os ossos são os principais componentes da estrutura do corpo de todos os animais vertebrados. São compostos principalmente por cálcio e o conjunto dos ossos é conhecido por tecidoconjuntivo ósseo, ou simplesmente esqueleto. Assim como todos os componentes do organismo, os ossos também podem adquirir doenças com o tempo por desgaste e doenças congênitas ou hereditárias.Existem algumas doenças graves que podem se tornar crônicas e algumas doenças dos ossos podem ser resolvidas com tratamentos simples e de fácil acesso à população. Cuidar da saúde dos ossos é a opção maisviável para evitar o aparecimento das doenças ósseas. Isto pode ser feito através do consumo de alimentos ricos em cálcio e fósforo, além da absorção dos raios solares, que estimulam a produção devitamina D nos ossos, que regula o metabolismo ósseo, promovendo uma saúde e desenvolvimento mais saudáveis.

Osteogênesis Imperfeita (Doença dos Ossos de Vidro)
A osteogênesis imperfecta, conhecidacomo doença dos ossos de vidro, é uma doença de origem genética que provoca alterações na produção de colágeno. É detectada facilmente: manifesta-se através de um movimento brusco, tropeço, queda eoutros acidentes, provocando a quebra dos ossos.

Como se não bastasse, a quebra dos ossos traz uma terrível consequência: o encurvamento dos ossos longos como os da coluna, pernas e braços. Além dosintoma aparente da fratura, a doença pode se manifestar através da esclerótica azulada, dentes acinzentados, formato do rosto triangular, deficiência auditiva, dificuldade de locomoção, compressão docoração e pulmões (em casos graves), sudorese e fragilidade muscular.

As fraturas geradas pela doença são os principais problemas, pois através delas é que se inicia o processo de encurvamento dosossos. As fraturas ocorrem principalmente na infância por ser uma fase de descobrimentos, peraltices e de falta de conhecimento do problema. Pode ser percebida quando a criança chora de repente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!