TDAH

Páginas: 12 (2828 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE-TDAH NA ESCOLA EE DONA PILAR GARCIA VIDAL EM SÃO PAULO
(UM ESTUDO DE CASO)










ISES INSTITUTO SUMARÉ DE ENSINO SUPERIOR



1. Resumo............................................................................................................. 3
1.2.Justificativa.................................................................................................. 4
2. Descrição de TDAH........................................................................................... 5
3. Considerações finais.......................................................................................... 8
Referênciasbibliográficas...................................................................................... 9

Anexo
1. Entrevista.......................................................................................................... 10
























1. Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer o ambiente escolar de um aluno portador de TDAH (Transtorno de déficitde atenção e hiperatividade) e a interação do corpo docente com esse aluno. Para a coleta de dados foi realizada entrevista com coordenadora pedagógica Sidineia Pereira, EE Dona Pilar Garcia Vidal, escola regular. Contendo as respostas obtidas faremos uma reflexão sobre as práticas pedagógicas que envolvem o aluno com TDAH.

A inclusão diz respeito a todos os alunos, e não somente a alguns,envolve uma mudança de cultura e de organização da escola para assegurar acesso e participação para todos os alunos que a frequentam regularmente e para aqueles que agora estão em serviço segregado, mas que podem retornar à escola em algum momento no futuro. A inclusão não é a colocação de cada criança individual nas escolas, mas é criar um ambiente onde todos possam desfrutar o acesso e o sucesso nocurrículo e tornarem-se membros totais da comunidade escolar e local, sendo, desse modo, valorizados. (MITTLER, 2003, p. 236)

2. Justificativa

Inclusão: “ato ou efeito de incluir (-se). Estado daquilo que ou de quem está incluso, inserido, metido, compreendido dentro de algo, ou envolvido, implicado em; de alguém em um grupo” (HOUAISS, 2004, p. 1595).

A quantidade de alunos portadores deTDAH que frequentam escolas tem crescido muito nos últimos anos, o que tem transformado o ambiente escolar. Hoje esse ambiente tem se convertido em espaço de convívio entre alunos de diferentes perfis. Devido a essas características a prática pedagógica torna-se bastante desafiadora. Levando-se em conta que a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no quesito educação especialestabelece (BRASIL, 1996):




Art. 5º Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:
I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
a) aquelas não vinculadas a uma causa orgânicaespecíficas;
b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências;
II – dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
III - altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Art. 6o
Para aidentificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:
I - a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;
II - o setor responsável pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TDAH
  • tdah
  • TDAH
  • TDAH
  • Tdah
  • Tdah
  • Tdah
  • Tdah

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!