aminoácidos

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


1. Introdução

Os aminoácidos são compostos orgânicos constituídos por nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono (podendo haver enxofre). Em um aminoácido pode-se evidenciar um grupamento amina (NH2), um grupamento carboxila (COOH), o carbono alfa, o hidrogênio e o grupo R, chamado radical, que caracteriza os aminoácidos, ou seja, determina suas propriedades e os classifica. Aclassificação dos aminoácidos dá-se principalmente pela sua polaridade/apolaridade e sua interação com a água hidrofilia/hidrofobia, formando assim duas classes principais de aminoácidos: os apolares (hidrofóbicos) e os polares (hidrofílicos).
Os aminoácidos formam as proteínas a partir das ligações peptídicas que ocorrem entre o grupamento amina de um aminoácido e o grupamento carboxila de outro aminoácido,havendo nesta ligação a perda de uma molécula de água. As proteínas são polímeros de alfa-aminoácidos de forma L, podendo ter uma ou mais cadeias polipeptídicas. Uma boa parte das proteínas é sintetizada no citosol da célula pela tradução de RNA, tendo importante função estrutural, informacional e funcional para os organismos. Essas macromoléculas são extremamente sensíveis a mudanças de pH, altastemperaturas, compostos que formam pontes de hidrogênio e soluções polares, sendo que sob essas condições as proteínas podem sofrer mudanças em sua conformação, ocasionando a perda de funções.
Há formas experimentais para se caracterizar aminoácidos. A interação destes com algumas substâncias adicionadas podem causar mudanças muito particulares, evidenciando assim, algumas de suas propriedades apartir da coloração assumida. Por exemplo, a reação de Millon que evidencia a presença de tirosina, a reação de Hopkins-Cole, o triptofano; na reação de Sakagushi, a arginina e na reação de ninidrina são dez evidenciados os compostos com grupos amino livres. Portanto esse tipo de reação é muito importante para análise qualitativa de aminoácidos e proteínas.

2. Objetivo

Observar as reaçõescaracterísticas de coração devido à presença de certos grupos químicos nos aminoácidos e à existência de ligações peptídicas de acordo com o reagente utilizado.



3. Metodologia Experimental

3.1 Reação com Ninidrina
Adicionaram-se 2,0 ml de glicina e 0,5 ml de solução de ninidrina em um tubo de ensaio. Em outro, introduziram-se 2,0 ml de prolina e 0,5 ml de solução de ninidrina.Ferveram-se os dois tubos por 2 minutos e observaram-se os resultados.

3.2 Reação de Folin – Caracterização do grupamento aromático
Foram adicionados 1,0 ml de tirosina, 1,0 ml de NaOH e cinco gotas de reagente de Folin em um tubo de ensaio. Em outro, foram adicionados 1,0 ml de glicina, 1,0 ml de NaOH e 5 gotas de reagente de Folin em um tubo de ensaio. Os resultados foram interpretados.3.3 Reação de Erlich – Caracterização do grupo indol
Em um tubo de ensaio, foram adicionados 1,0 ml de triptofano e 2,0 ml de reativo de Erlich. Após, a outro tubo foram adicionados 1,0 ml glicina e 2,0 ml de reativo de Erlich. Os dois tubos foram levados à ebulição por 10 minutos; anotaram-se os resultados obtidos.

3.4 Reação Xantoproteíca – Caracterização de grupoaromático em R’
No tubo de ensaio, foram colocados 1,0 ml de tirosina e 0,5 ml de HNO3 concentrado. Em outro tubo foram colocados 1,0 ml de glicina e 0,5 ml de HNO3 concentrado. Os tubos foram submetidos à banho fervente por cinco minutos. Passado este período, adicionou-se aos tubos 4,0 ml de NaOH a 10%. Os resultados foram anotados.

3.5 Reação Sakaguchi – Caracterização de grupamento guanídico.Em tubo de ensaio, foram adicionados 2,0 ml de solução arginina, duas gotas de solução de alfa-naftol a 5% em etanol, 5 gotas de solução de hipoclorito de sódio e 0,5 ml da solução de NaOH a 10%. A outro tubo foram adicionadas as mesmas substâncias, exceto, a arginina que foi substituída pelo mesmo volume glicina. Observaram-se os resultados.



3.6 Reação para aminoácidos sulfurados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aminoácidos
  • Aminoacido
  • Aminoácidos
  • aminoácidos
  • aminoácidos
  • Aminoacidos
  • Aminoacidos
  • Aminoacidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!