Direito

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Para dar conta das possíveis mudanças elaborei duas hipóteses de trabalho para orientar a pesquisa de campo, ainda em fase inicial. A seguir, exponho essas hipóteses e, logo depois, sugiro algumasdireções apontadas pela pesquisa.
A primeira hipótese trabalha com a idéia de que com a abolição da pena de prisão para o uso, o sistema criminal passará por uma transformação positiva, no sentido deconsolidar mecanismos democráticos e mais eficazes de resolução de conflitos.
1) O fim da pena de prisão para o uso de drogas vai fazer com que a simples repressão diminua, pois as conseqüênciasdeixaram de serem graves. Com isso, abrirá um espaço para a existência de um diálogo mais intenso dos operadores do sistema criminal com outras áreas de conhecimento para que a administração das questõesrelacionadas ao usuário seja debatida, visto que o uso de drogas, para diversos profissionais, é considerado uma questão complexa (MATTOS, 2004; CRUZ, 2003; MACRAE, 1996, para citar alguns). Assim, aJustiça passará a adotar uma “estratégia recriadora”, cuja proposta,
(...) exige que as instâncias de uma Justiça Recriadora se permitam retroagir e operar com o complexo somatório de variantes doqual resultou o conflito, e não com sua parcialização seletiva, tipificada e criminalizadora, a qual dá origem ao litígio penal, que é o objeto de abordagem da percepção tradicional e retributiva daJustiça Criminal (CHIES, 2005, p. 52).
A segunda hipótese, pelo contrário, sugere que as mudanças terão um impacto negativo, pois favorece a isenção do sistema de justiça criminal e legitima oaprofundamento das práticas autoritárias e ilegais dos operadores que estão na ponta desse sistema, que são os policiais militares, fundamentalmente.
2) Considerando-se que a nova lei de drogas não prevê maisa pena de prisão para o usuário e que o uso passou a ser visto como uma “infração administrativa”, os operadores do direito não se importaram mais com esses casos, transformando a administração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!