Aminoácidos e Proteinas

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS I
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogênio, Oxigênio e nitrogênio. Alguns podem conter enxofre em sua composição.
Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste num grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado. Podem ser encontrados 20diferentes aminoácidos em proteínas.
Em soluções aquosas de PH neutro, os aminoácidos podem existir em duas formas. Uma pequena fração se encontrará numa forma eletricamente neutra, ou seja, com o grupo amina desprotonado (-NH²) e o grupo carbóxilo protonado (-COOH). A maioria estará, no entanto, numa forma ionizada, em que o grupo amina se encontra protonado (-NH³+) e o ácido carboxílicodesprotonado a carboxilato (COO-).
Podemos representar os aminoácidos pelo nome completo, por três letras ou uma só letra. Ex: Glicina-Gly-G.
Os aminoácidos podem ser essenciais ou não essenciais. Essenciais: são aqueles que precisam estar presentes na dieta humana, pois não são sintetizados pelos mamíferos. Não essenciais: são produzidos pelos mamíferos e são mais simples de serem sintetizados.
ABiosintética de aminoácidos é agrupada de acordo com a família dos precursores deles: Alfa-cetoglutarato dá origem ao glutamato, a glutamina, a prolina e a arginina; 3-fosfoglicerato origina a serina, a glicina e a cisteína; Oxaloacetato dá origem ao aspartato; Piruvato dá origem à alanina, à valina, à leucina e à isoleucina.
Quase todos os aminoácidos apresentam funções específicas no organismo:O triptofano é utilizado pelo cérebro na produção de serotonina, um neurotransmissor que leva as mensagens entre o cérebro e um dos mecanismos bioquímicos do sono existentes no organismo; Metionina precursor da cistina e da creatina; Fenilalanina maior percussor da tirosina; Glicina ajuda na fabricação de outros aminoácidos e é parte da estrutura da hemoglobina; Histidina absorve ultravioleta napele;A Glutamina é o aminoácido mais abundante, essencial nas funções do sistema imunológico;Arginina,glicina e metionina se unem a um grupo fosfato para formar o fosfato de creatina, um importante reservatório de ligação fosfato de alta energia na célula.
Os aminoácidos podem ser classificados nutricionalmente em dois grupos: indispensáveis e dispensáveis. Os nove aminoácidos indispensáveis sãoaqueles cujos esqueletos de carbono não podem ser sintetizados pelo organismo, necessitando ser obtidos pela dieta.
Os dispensáveis podem ser divididos em duas classes: verdadeiramente dispensáveis e condicionalmente indispensáveis, uma vez que são sintetizados a partir de outros aminoácidos.
Os peptidios são formados por dois aminoácidos unidos, a união de três aminoácidos resulta em umtripeptídeo e assim sucessivamente. Uma cadeia com ate 100 aminoácidos unidos é denominada polipeptídeo, valores superiores caracterizam uma proteína.
Proteínas são formadas por uma variedade de 20 aminoácidos diferentes, cada um com uma característica própria. São as mais abundantes macromoléculas biológicas e representam o principal componente estrutural e funcional de todas as células do organismo.
AsProteínas são moléculas complexas que apresentam estruturas primária, secundária, terciária e quaternária. A correta conformação de muitas proteínas é obtida apenas com o auxílio de um grupo diverso de proteínas, denominadas chaperonas, que não alteram o resultado final do processo de desdobramento, mas previnem a agregação prévia de proteínas recém-sintetizadas, antes que assumam sua forma ativafinal. As chaperonas também estão envolvidas na inserção de proteínas em membranas e no transporte de proteínas através de membranas. Além disso, a hidrólise de ATP é necessária durante o dobramento das proteínas pelas chaperonas. A falha no dobramento correto de uma proteína geralmente acarreta em rápida degradação da proteína em questão, e o acúmulo de proteínas com conformações errôneas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aminoácidos e Proteínas
  • Aminoácidos e proteinas
  • aminoácidos e proteinas
  • proteínas e aminoácidos
  • aminoacidos e proteinas
  • Aminoacidos e proteinas
  • aminoacidos e proteinas
  • Proteínas e aminoácidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!