Alinhamento de processos e ferramentas tradicionais para construção de um modelo de Remuneração Estratégica

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Alinhamento de processos e ferramentas tradicionais para construção de um modelo de Remuneração Estratégica .
A dinâmica dos processos de remuneração até os dias de hoje reflete de forma consistente os cenários e demandas também cada vez mais dinâmicas do mundo dos negócios, que já teve como foco principal o produto, mudou para foco no mercado, e agora, em plena fase de transição, estamospresenciando mais uma mudança significativa, onde o foco no cliente passa a ser elemento chave. Embora o cliente nunca tenha deixado de ser importante, agora a sua “experiência” passa a ser elemento fundamental para a construção e desenvolvimento das estratégias de negócios em busca da efetividade dos resultados.
Como as pessoas são um dos principais recursos para efetividade das empresas,principalmente num cenário onde o segmento serviços impacta cada vez mais na geração de resultados, os processos de remuneração e reconhecimento passam a exercer papel estratégico na gestão de Recursos Humanos, principais agentes no segmento de serviços.
No que se refere a processos de remuneração, a oportunidade de atender as expectativas do empregado, de forma integrada ao atendimento das expectativas daempresa e cliente final, pode ser um dos diferenciais de competitividade e efetividade nos negócios.
Um sistema efetivo de remuneração pode ser construído com ferramentas e métodos tradicionais, e dentro deste contexto, deve ser desenhado não só para atender as questões relacionadas à remuneração direta, como também às demais demandas e expectativas do ser humano no papel de empregado, entre asquais segurança, justiça, trabalho desafiador, oportunidade de desenvolvimento, e acima de tudo, reconhecimento.
Um processo consistente de avaliação de cargos que assegure a eqüidade interna, aliado ao monitoramento sistemático de mercado para assegurar a equidade externa, constituem-se na base para o processo de remuneração fixa dos cargos, que também deve contemplar o desenho de carreirasinternas, onde os conteúdos ocupacionais e requisitos necessários para cada cargo estejam adequadamente dimensionados, documentados e divulgados.
Com relação ao empregado, a transparência e compreensão destes componentes básicos em seu processo de reconhecimento, são elementos chave para potencialmente promover a confiança e comprometimento com os objetivos da empresa, desde que haja a percepção deestarem sendo reconhecidos com justiça dentro dos cargos que ocupam.
Além de justiça, esta concepção básica de modelo de remuneração fixa também pode atender e integrar outras expectativas dos funcionários, uma vez que o desenho consistente de cargos proporcionará um trabalho desafiador, assim como as carreiras internas suportarão o processo de desenvolvimento profissional e de reconhecimentoatravés de promoções funcionais.
Ainda no que se refere à reconhecimento, processos e ferramentas objetivas e consistentes de avaliação de desempenho, que resultem em incrementos salariais por mérito para os diferenciais individuais de desempenho dos empregados, pode promover maior efetividade ao processo de remuneração fixa. De fato, começa com este processo, a construção do conceito de remuneraçãoestratégica para os cargos de natureza técnica e administrativa, a partir do momento em que o desempenho dos funcionários seja dimensionado em função de metas individuais, alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.
Evoluindo nesta concepção de remuneração estratégica, um sistema de remuneração variável pode ser a ferramenta para promover o senso de responsabilidade e comprometimento porparte do empregado para alcance dos objetivos da empresa. Dentro deste formato, o sistema de remuneração variável é adicionado à remuneração fixa, proporcionando o compartilhamento dos resultados que a empresa obtiver, em função do diferencial de performance nos negócios. Assim sendo, o desempenho individual do empregado impactará na sua remuneração fixa, e o desempenho da empresa impactará na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração variável como ferramenta estratégica
  • MODELO DE REMUNERAÇAO ESTRATEGICA
  • A Remuneração Estrategica com a ferramenta de atração e retenção de talentos
  • O esporte como ferramenta estratégica na construção e fortalecimento de marcas
  • Xadrez na educação escolar: uma ferramenta estratégica no processo de aprendizagem
  • Remuneração Estratégica
  • Remuneração estrategica
  • Remuneração Estratégica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!