Alimenta o vegeterina avan os e perspectiva

1532 palavras 7 páginas
EDITORIAL

Nutrição vegetariana: avanços e perspectivas

Marcia Cristina
Teixeira Martins,
Ph.D.

marciactm@yahoo.com.br

Docente do UNASP, Coordenadora do curso de PósGraduação em Alimentação
Funcional e Qualidade de Vida
(UNASP).

Ao redor do mundo o número de adeptos do vegetarianismo está crescendo.
A velocidade de crescimento é lenta, porém constante. Entretanto, o interesse pelo vegetarianismo vai além do senso popular. O assunto tem atraído a atenção de pesquisadores, com crescimento progressivo do volume de publicações científicas sobre este assunto1.

A mudança de paradigma
Considerando o teor dos artigos sobre vegetarianismo, observa-se que os avanços científicos das últimas décadas têm mudado de forma notória a compreensão sobre o papel das dietas vegetarianas na saúde humana e na doença.
Nos anos 60, o vegetarianismo era considerado padrão dietético com elevado risco de desenvolvimento de doenças decorrentes da deficiência de nutrientes, especialmente em situações de altas demandas metabólicas, como gravidez, lactação e crescimento. Até os anos 70, vegetarianos eram taxados como grupos fora dos padrões convencionais, subculturais ou ligados a seitas religiosas2. Durante os últimos 30 anos, pesquisas em ciência básica, estudos clínicos e epidemiológicos têm documentado importantes e mensuráveis benefícios das dietas vegetarianas3,4.
Populações vegetarianas vivendo em condições de oferta de alimentos desfrutam de boa saúde, como baixa taxa de obesidade, doença cardíaca coronária (DCC), diabetes, muitos tipos de câncer e expectativa de vida aumentada2. Além disso, estudos mostram efeitos benéficos do consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, leguminosas, castanhas e cereais integrais sobre a saúde humana, possivelmente pela ação de compostos bioativos e/ou outros mecanismos4. Por outro lado, o consumo de carnes vermelhas e processadas tem sido associado com o risco aumentado de algumas doenças5,6. O amplo corpo de evidências

Relacionados