alimentação saudável

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
PROJETO: Os Seres Vivos – Plantas e a educação infantil

1. INTRODUÇÃO

A educação básica é o caminho para assegurar a todos os alunos brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Além da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB), outros dois documentos norteiam a educaçãobásica. O referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ( RCNEM) e os Parâmetros Curriculares nacionais ( PCNs) para educação fundamental.
Uma das formas de determinar as metas e o corpo de conhecimento a ser trabalhado ocorre através de projetos nos quais é determinado claramente para o que e para quem os saberes em Natureza e Sociedade se destinam.
Para que o projeto das plantas porexemplo e o contexto no qual se enquadra, é preciso que seja claramente expressa de uma questão vivencial pelos alunos, ou pela situação, de uma maneira mais precisa possível.
Segundo o RCNEI, os conteúdos indicados para as crianças de quatro a seis anos estão organizados em blocos, sendo dois destes, “ Os Seres Vivos” e Fenômenos da Natureza”.
Nesse primeiro bloco o aluno terá contato e poderávivenciar não só coisas relacionadas com os seres vivos propriamente dito, quanto as plantas que são seres vivos pertencentes a natureza, esse contato fará com que os alunos sejam capazes de cuidar e preservar a mesma, pois todos nós dependemos da natureza para nossa sobrevivência futura.

2. OBJETIVOS

Desenvolver um projeto de ensino voltado à educação infantil com base nos ReferenciasCurriculares Nacionais para a EducaçãoInfantil (RCNEI) que desperte a curiosidade do aluno e revele a importância das plantas para a sustentabilidade da vida em nosso planeta. Dentro deste contexto criamos o projeto “Plantas e a Educação Infantil” para crianças que se encontram na faixa etária de quatro a seis anos de idade.


3. DESENVOLVIMENTO 

Através da disciplina Criança, Natureza eSociedade , as alunas regularmente matriculadas foram incentivadas a produzir projetos de  ensino em que a construção de conhecimentos e fazeres estivessem alinhados com os  Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Dentro desta proposta foi elaborado um projeto de ensino relacionado ao bloco temático “Os Seres Vivos”, em que o  tema “Plantas e a Educação Infantil” foi desenvolvido como intuito de despertar no aluno o  interesse de conhecer a diversidade destes organismos e a importâncias dos mesmos como o  grupo de seres que sustentam a vida em nosso planeta.

3.1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO: Os Seres Vivos – Plantas e a educação infantil

3.1.1 Justificativa: O presente projeto justifica-se pela necessidade de ampliação do conhecimento de mundo e da visão do senso comum queas crianças dessa faixa etária possuem sobre a diversidade de Seres Vivos (animais e vegetais)  no Planeta Terra e das relações existentes entre as diferentes espécies e de como  relacionam-se com a sua e as demais para sobreviver, numa relação de interação e interdependência.
Segundo o Referencial curricular para a Educação Infantil ( RCNEI, p188),
                          “(...) o trabalhocom os seres vivos e suas intrincadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadasà sua saúde.”.
As plantas são a base de toda a biodiversidade devido a sua importante função de produtora. Entretanto costumam ser menos reconhecidas como seres vivos entre as crianças de  quatro a seis anos de idade, principalmente entre aquelas que vivem em comunidades urbanas. 
3.1.2 Objetivo Geral: Despertar o interesse sobre as plantas, reconhecendo-as como seres vivos, conhecendo mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alimentação saudavel
  • Alimentação saúdavel
  • Alimentação saudavel
  • Alimentação saudável
  • Alimentação Saudavel
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • Alimentação Saudável
  • Alimentação saudavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!