Alhii

2164 palavras 9 páginas
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS IELUSC
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

ESTUDO DO ALHO

DANIELLA ROCHA

JOINVILLE/SC
FEVEREIRO, 2015

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS – IELUSC
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

DANIELLA REGINA DA ROCHA

Atividade extraclasse desenvolvida na disciplina de Tecnologia do Alimento, do curso de nutrição da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc para obtenção de nota parcial no primeiro bimestre.
Orientadora Profª: Ma: Tania Regina de Oliveira Rosa.

ESTUDO DO ALHO

FEVEREIRO, 2015

Introdução

O alho tem sido usado como medicamento desde antes do nascimento de Cristo. Há registros de seu uso como medicamento desde a época dos faraós.
Até Pasteur reconheceu que o alho era o agente bactericida em sua Placa de Petri. Ao longo da história da ciência o alho teve várias aplicações. Atualmente seu poder terapêutico é reconhecido pelo Ministério da Saúde bem como pelo FDA (Food and Drug Administration). Além de seu uso culinário nas mais variadas culturas.
Os estudos científicos identificaram a presença de vários compostos que agem no tratamento de parasitoses, desconfortos gastrintestinais, verminoses intestinais, na doença hipertensiva, cardiovascular, câncer, além das atividades antiinflamatória, antimicrobiana, e antiasmática.
A maior concentração de fitoquímicos terapêuticos encontra-se nos bulbos, conhecidos como dentes de alho. Seu cultivo é adaptado às regiões mais frias com período de dormência de dois meses. Quanto mais fria é a temperatura maior é a concentração de fitoquímicos, pois a sua concentração depende do quanto à planta responde às agressões ambientais.

Definição do alimento pela ANVISA
Raízes, Tubérculos e Rizomas.

Raízes, tubérculos e rizomas são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas, utilizadas como alimento. Ex: tubérculo (batatinha), rizoma (araruta), raiz

Relacionados