Agroindustrias

Páginas: 4 (932 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
Agroindústria
A agroindústria brasileira é um setor próspero que superou grandes desafios nos últimos anos, gerando divisas e empregos. O país conta com uma enorme extensão territorial, mas aferramenta que propicia essa obtenção de resultados é, essencialmente, o conhecimento. Com o crescimento das fronteiras agrícolas e a expansão da produção agroindustrial e, especificamente, com o aumentoda importância estratégica da produção de alimentos para o mercado internacional, o Brasil vem se mostrando competitivo no que se refere ao agronegócio, em que o país consegue obter mais produção commenos tecnologias que os países ricos.
O termo agroindústria é definido e descrito por diferentes instituições e entidades. Entretanto, estas se dão em duas abordagens principais: uma ampliada e outramais restrita.
Num conceito ampliado, agroindústria engloba o complexo agroindustrial (CAI) como um todo, ou seja, todos os agentes que fazem parte do segmento de insumos e fatores de produção(antes da porteira), da produção propriamente dita (dentro da porteira), do processamento e da transformação até a distribuição e o consumo (depois da porteira).
A agroindústria, no entanto, definida porum conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal).
A agroindústria é oconjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. Numa linguagem mais rural pode-se dizer que as atividades daagroindústria classificam-se em: atividades antes da porteira, atividades dentro da porteira e atividades depois da porteira.
Agroindústria é apenas um dos itens da chamada organização da produção, queenvolve todo o processo de produção das atividades chamadas antes da porteira, como insumos, sementes, máquinas e equipamentos, mão-de-obra e crédito, passando pela produção dentro da porteira, onde os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agroindustria
  • Agroindustria
  • agroindustria
  • Agroindustria
  • Agroindustria
  • Agroindústria
  • AGROINDUSTRIA
  • Agroindustria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!