administrador de empresas

Páginas: 9 (2233 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
ADMINISTRADOR DE EMPRESAS


RESUMO
A Administração é uma área que tem campos muito vastos, devido a inúmeras atividades que ela permite exercer, entretanto, será tratado neste trabalho sobre uma subárea dela, que é a Administração de Empresas, com o objetivo de mostrar a necessidade de um administrador competente dentro de uma organização, as atividades que ele pode desenvolver e em quesegmentos ele pode atuar. O administrador de empresas não precisa ser necessariamente uma pessoa graduada em administração, mas alguém que entenda do negócio e tenha visão do futuro. Também se inclui aqui alguns dos principais problemas enfrentados por estes profissionais e o perfil que as empresas procuram. Para realização deste trabalho, além da utilização de livros como referência, assuntosdiscutidos em sala de aula também serviram de base para pré-fundamentação do assunto.


Palavras-chave: Administração de Empresas. Gestão Empresarial. Empreendedorismo.


1. INTRODUÇÂO

A Administração surgiu com a necessidade de organizar os negócios. Visto que havia necessidade de criar uma forma de melhorar o funcionamento das empresas, de modo que houvesse um aumento de produção eredução de custos, iniciou-se uma abordagem sobre o assunto com o engenheiro Henry Fayol, que juntamente com outros administradores (empíricos), chegou à conclusão de que todas as empresas deveriam ter áreas básicas em comum. Para tanto, desenvolveu atividades gerenciais voltadas para a estrutura da empresa, com o objetivo de aumentar a produção.

Logo após Fayol veioFrederick Taylor e Max Weber, que deram continuidade aos estudos da Administração, com diferentes teorias, mas com o mesmo objetivo. Desse modo a teoria da Administração foi evoluindo até chegar ao nível de hoje, contudo, apesar da evolução e modernidade atual, fortes características do modo de gerenciar daquela época ainda podem ser vistos em algumas empresas, só que com um pouco mais de sofisticação, aBurocracia é um bom exemplo disto.
A administração é essencial em qualquer empresa, contanto, as mudanças que ocorrem a cada dia exigem do profissional dessa área estar sempre se atualizando e aprimorando estratégias de gestão, para conseguir sobreviver num mercado tão concorrido como este. Hoje apenas ferramentas tecnológicas avançadas não servem para solucionar problemas, elas são muitoimportantes, mas precisam de pessoas com conhecimento suficiente para utilizá-las, senão se tornam inúteis.

A princípio será abordado neste trabalho, um pequeno resumo sobre a finalidade das empresas e seus principais desafios, posteriormente quem é o administrador de empresas e de que forma ele deve agir para solucionar os problemas da empresa de modo eficaz.


2. FINALIDADE DASEMPRESAS

Segundo Arantes (1998, p. 19), a razão pela qual as empresas existem ainda não é algo definido, pois seu enfoque de produção não define sua finalidade para isso. Diz ainda que para sobrevivência da empresa é preciso que primeiramente conheçam sua finalidade, para que assim, possa alcançar seus objetivos e avaliar seu desempenho. A única coisa definida em relação às empresas estáligada ao sistema econômico, onde a maximização de lucros é o principal objetivo.

Arantes dá a definição das empresas válidas como aquelas que agem de forma responsável tanto no ambiente externo quanto interno e participam ativamente do progresso social. “[...] empresas que suprem todas as necessidades do homem, que promovem o desenvolvimento social, que evoluem à medida que a humanidadeprogride e que novas necessidades sociais surgem”. (Arantes, 1998, p. 23).

Apesar do aumento de lucro ser o principal objetivo das empresas, muitos outros fatores desempenham um papel extremamente importante para que isso ocorra, como a satisfação do consumidor, por exemplo, pois se o cliente não gostar do produto, não voltará a comprá-lo e certamente incentivará outros a não comprarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administrador de Empresas
  • Administrador de empresas
  • Administrador de Empresas
  • Administrador de empresas
  • Administrador de empresas
  • Administrador de empresas
  • administrador de empresas
  • Administrador de Empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!