ADMINISTRAÇÃO

Páginas: 9 (2072 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A IMPORTÂNCIA DO 5S NA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
RESUMO
O programa 5s compreende cinco sensos que se abordados com perserverança, comprometimento e sabedoria traz resultados que permitem a melhoria do ambiente organizacional de uma empresa como um todo, além de preparar a empresa para atender às necessidades do cliente garantindo a sua satisfação. O 5s serve de auxilio na gestão da qualidadetotal por requisitar uma nova filosofia de vida à todo o grupo com o objetivo de impor novas atitudes e formas de conduta com relação aos processos executados, favorecendo para que se tenha um ambiente mais limpo, mais organizado proporcionando bem estar, saúde, companheirismo onde cada um deve agir pró-ativamente.
Palavras chaves: sabedoria, atitude, satisfação, melhoria, qualidade.

1.INTRODUÇÃO

O objetivo do programa 5s é fornecer o aprendizado necessário para que as pessoas busquem um grau maior de sabedoria e exige esforços para se chegar ao desejado. É fundamental o comprometimento, manter o ambiente mais organizado e se ater as normas e padrões definidos em busca da qualidade total.
O Programa 5s baseia-se em 5 sensos:
- 1.º S - Seiri - Senso de utilização e descarte:refere-se a separação do útil do inútil, descartando tudo aquilo que não se utiliza.
- 2.º S - Seiton - Senso de arrumação e ordenação: tem como conceito a identificação dos materiais e arrumar tudo adequadamenre, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
- 3.º S - Seiso - Senso de limpeza: seu conceito baseia-se em manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira eaprendendo a não sujar.
- 4.º S - Seiketsu - Senso de saúde e higiene: é definido por manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene.
- 5.º S - Shitsuke - Senso de autodisciplina: consiste em fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s em um modo de vida, fazendo parte da rotina de cada indivíduo.
A utilização basei-se na melhoria de toda aempresa, um novo modo de vida, de encarar as coisas, favorecendo as pessoas não só dentro da organização, mas em qualquer lugar em que esteja.
É fundamental para a gestão da qualidade, pode servir de auxílio para a implantação de um sistema de melhoria contínua, como o kaizen e o PDCA, quanto a isso, é favorável por exigir autodisciplina e autocontrole daquilo que foi aprendido.

2. REFERENCIALTEÓRICO

2.1. 5s - conceito e origem

A abordagem do programa 5’s tem por finalidade assegurar um ambiente mais agradável, onde todos os membros de uma organização devem ter percepção dos erros e ações inadequadas.
5s significa os 5 sensos, ou seja, defini-se por cinco etapas que precisam ser desempenhadas sequencialmente e de forma interativa que consistem em simplificar e organizartodo o ambiente de trabalho. Para Carpinetti (2010) “O 5s é um conjunto de conceitos e práticas que tem por objetivos principais a organização e racionalização do ambiente de trabalho”.
A origem deste método é japonesa e surgiu nos anos 50 após a segunda guerra mundial em referência ao controle da qualidade total, onde na época, as fábricas japonesas estavam sujas e vivendo uma crise decompetitividade, com isso, precisavam reestruturar-se com o objetivo de aprimorar os conceitos sobre qualidade.
Esta prática abrange a organização como um todo visando mudanças comportamentais dos indivíduos melhorando o ambiente interno e repercutindo externamente.
A ferramenta 5s vem das iniciais de cinco palavras japonesas relacionadas aos cinco sensos e cada senso corresponde a uma etapa de umprocesso contínuo.
- Primeiro passo - Seiri ou senso de utilização: deixar próximo somente o necessário, aquilo que será utilizado e inutilizar o desnecessário para obter melhor aproveitamento de cada local de trabalho.
- Segundo passo – Seiton ou senso de ordenação: consiste em ordenar os materiais necessários e utilizáveis ordenando-os para que sejam facilmente procurados e achados.
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!