adm 2° periodo

Páginas: 6 (1390 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
Introdução
A presente pesquisa iniciara discorrendo sobre a estrutura de mercado do setor supermercadista usando como referencial o Rio Grande do Sul, também será apresentado os conceitos de estruturas de mercado e qual é aplicado no setor supermercadista do Rio Grande do Sul, ainda serão abordadas as medidas descritivas, números índices e a deflação de dados e por fim as tendências docapitalismo.
Desenvolvimento
As estruturas de mercado foram determinadas por estarem condicionadas à quatro variáveis principais número de firmas produtoras no mercado, Diferenciação do produto, elasticidade de demanda e economias da escala de produção existência da barreira á entradas de novas empresas; Pelo fato do setor supermercadista está incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercadoque estão dentro destas características, são: Concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. No entanto os tipos de Estrutura do Mercado serão conceituados a partir de Concorrência Perfeita que se caracteriza pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado.
Os produtoselaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livre, ou seja, não há barreiras.
Os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação, e os consumidores e vendedorestem acesso a toda informação, sem custos. Alguns exemplos da concorrência perfeita são os produtores de hortaliças e os vendedores de picolé em uma área de lazer, uma característica deste mercado é que em longo prazo não existe lucros extras, mas apenas os chamados lucros normais, que apresentam a remuneração implícita do empresário.

Monopólio é um caso extremo de estrutura básica clássica.Situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, ou seja, situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou o comercio de uma matéria-prima, produto ou serviço que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade. Nessa estrutura de mercado existe concorrência entre osconsumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo
Há presença de barreiras à entrada de novas firmas, ou seja, é necessário manter os concorrentes em potencial afastados. Estes osbstáculos podem ser administrados pelo monopolista através de controle sobre o fornecimento da matéria prima; barreiras legais como registro de patentes; licenças e concessões governamentais eoutros.
É importante ressaltar que, em muitas circunstâncias, é a estrutura mais apropriada para a produção de certos bens e serviços como nos monopólios governamentais. A legislação da maioria dos países proíbe o monopólio, com exceção dos exercícios pelo Estado, geralmente em produtos e serviços estratégicos. O monopólio “puro” é uma construção teórica, porque, na pratica, ele não existe. Umacategoria diferenciada de monopólio é o monopólio estatal ou institucional, protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infraestrutura.
Concorrência monopolista ou imperfeita, também chamada de competição monopolista embora apresente, como na concorrência perfeita, uma estrutura de mercado em que existe um número elevado de empresas, a concorrência imperfeita caracteriza-sepelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos.
Por exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão em pó, etc. Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.
A diferenciação de produtos pode dar-se por características físicas, pela embalagem, ou pelo esquema de promoção de vendas. Nesta estrutura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adm. 2 periodo resolvido
  • Adm. 2 periodo
  • 8º periodo ADM da PROD 2
  • Produ Ao Textual Em Grupo 1 E 2 Periodo ADM
  • Desafio de economia 2° periodo adm uniderp
  • adm 2
  • Adm 2
  • Adm 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!