AD01 - Teorias da Administração

641 palavras 3 páginas
Disciplina: Teorias da Administração I
Aluno: Eduardo Barrozo Abrantes Viana
Polo: Nova Iguaçu
AD1: 01 Exercício 1/5
1. Resposta:
01) Sim, João Carlos poderá desenvolver suas habilidades, pois, de modo resumido, o administrador faz com que as pessoas – funcionários, na maioria dos casos - exerçam suas atividades e atende ao cliente ou público. Ele faz isso através de quatro ações básicas: planejar, organizar, liderar e controlar. E se utilizando dessas ferramentas, se organiza e formula objetivos finais. Segundo o texto, João Carlos, quando atuava na indústria de torrefação de café, participava da área de planejamento e controle da produção, alcançando diretamente duas características da Administração.
Já na Universidade Federal, desempenhando a gestão de contratos ele também desenvolve atividades da Administração, pois planeja, organiza, lidera e controla os recursos financeiros da Instituição através desses contratos.
02) No texto são identificadas quatro organizações. A primeira é a indústria de torrefação de café, que seria uma organização privada, pois visa o lucro. A segunda é a Universidade Federal, que é uma organização pública que atua no nível Federal. E as duas últimas são as empreiteiras e os prestadores de serviços. Quanto às empreiteiras, me parece claro que são da organização privada - pelo que somos bombardeados nas notícias cotidianas de lucros e desvios de dinheiro. E os prestadores de serviços, ao meu ver, podem ser tanto organizações privadas quanto Terceiro Setor, pois diversas são as cooperativas, por exemplo, que prestam serviços ou põem funcionários a disposição de outras empresas.
As organizações podem ser divididas em três: Organizações Públicas que podem atuar nas três esferas de poder – Federal, Estadual ou Municipal - e se dividem na Administração Direta (quando o Estado detém por completo a empresa tanto administrativamente quanto economicamente) e Indireta (organizações que executam atividades governamentais, mas não são

Relacionados

  • cederj - ad01 Teoria da Administração I
    444 palavras | 2 páginas
  • ad1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - ADM PUB - UFF
    412 palavras | 2 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Economia
    21313 palavras | 86 páginas