ad1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - ADM PUB - UFF

412 palavras 2 páginas
Disciplina: Psicologa Organizacional.

As origens da Psicologia Organizacional e sua relação com o taylorismo.

O que seria a Psicologia Organizacional como conhecemos iniciou-se com a preocupação de Frederick Winslow Taylor no ano de 1880 com a produtividade, onde Taylor através de suas observações buscava selecionar os melhores trabalhadores para determinadas tarefas e criar métodos como rotinas para aumentar a eficiência e integrar a chefia com os trabalhadores do “chão de fábrica”

A reunião das pessoas mais capacitadas para as funções e consequente aumento da produção levaria a um aumento da produção visando um maior lucro para a fábrica. A relação das origens da Psicologia Organizacional com as teorias de Taylor são a preocupação com o homem no desempenho das funções no trabalho para que este se encaixe na função correta, buscando sempre maior eficiência, sabendo que o resultado disto é a maior produtividade para a empresa.

Assim, visando selecionar e capacitar os funcionários para melhor adaptação ao trabalho originou-se Psicologia Organizacional, tal como Taylor idealizou a otimização do indivíduo para desempenho de funções na fábrica. Inpirando também Mustenberg e seu laboratório para capacitar condutores de bonde, o casal Gilbert e suas medições de produção e Elton Mayo que montou seu laboratório na própria fábrica, descobrindo o que motivava os funcionários e tornava-os mais participativos.

Respostas da AD01.

1 – Sim, aplicando os princípios da administração ao observar os padrões de produção na área de controle de qualidade, aumentando o lucro da empresa de autopeças. E administrando a área habitacional na prefeitura aplicaria os recursos financeiros de forma racional para atender a demanda de moradia dos desabrigados.

2 – Encontramos no texto uma organização privada no caso da empresa de autopeças e uma organização pública representada pela Prefeitura.

3 – Adamastor na

Relacionados