cederj - ad01 Teoria da Administração I

444 palavras 2 páginas
Curso: Administração Pública Polo: Belford Roxo

Aluno: Caio Affonso Pessanha

Turma: 2-2014

Matrícula: 14213110019

AD 01 Exercício 01/05 (3,0 pontos) – (Semana 1 – prazo: 21/07/2014 a 27/07/2014)
Orientação: Leia e responda o texto abaixo procurando sempre refletir os aspectos conceituais que a apostila aborda na unidade 01.
Objetivo: Reconhecer os diferentes tipos de organização e a função do administrador em cada uma delas.
Exercício: Adamastor era um administrador que trabalhava numa empresa do ramo de autopeças e desempenhava sua função na área de controle de qualidade. Decidido a mudar sua vida, Adamastor prestou concurso público e passou a trabalhar na prefeitura de seu município. Sua função passou a ser coordenador de uma política pública na área habitacional, na qual exigia muita habilidade para negociar tanto com empreiteiras como também com o movimento dos desabrigados atingidos pelas enchentes que ocorreram no município. Com base no conteúdo da apostila, responda às seguintes questões:
01) Adamastor pode desempenhar suas habilidades de administrador nas duas situações (no emprego antigo e no novo)? Como isto se aplicaria?

Sim. Adamastor atuava em dois ambientes distintos, mas é capaz de planejar, organizar, liderar e controlar em qualquer tipo de empresa. Adamastor usou as habilidades adquiridas no controle de qualidade para administrar no setor público, como funções que necessitavam de expressão e comunicação em negociações, ele está apto a exercer o papel de administrador em setores públicos e privados.

02) Quais os tipos de organizações podem ser identificados no enunciado?

Organizações privadas, como o trabalho na auto peças e em negociação com empreiteiras, e organizações públicas, quando Adamastor trabalhou na prefeitura de seu município.

03) Discuta o papel do administrador ao desempenhar suas funções aplicando os em cada uma das organizações pela qual Adamastor passou.

princípios da ciência e da arte

Relacionados