AD- Estudos Socio Culturais

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Comércio Exterior
Professor: Elvis Dieni Bardini
Nome do aluno: Ana Luiza Ruhland Sada
Data: 08/05/2014


Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Estaatividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


1) Observe a charge abaixo:

Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2012.
Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário àcorrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)
A ética é uma ciência, com princípios universais, que estuda o comportamento moral ou modo de ser de alguém, pois a moral pode mudar de pessoa a pessoa, afinal cada um têm hábitos, costumes, criação e valores diferentes. Ela deve ser utilizada sempre, para evitar a corrupção.
Conforme constatamos na charge, os brasileirossabem da corrupção no meio político, porém nada é feito, pois há o “pão e circo” do século XXI sempre presente, entretendo a população; como as olimpíadas e a copa do mundo. Devemos agir e não permitir que isso aconteça, para conseguirmos “conquistar uma vitória inédita”; como constata-se na charge.
Afinal a corrupção nada mais é do que alguém incapaz de agir com moralidade; que sabe que estáfazendo errado, porém não arca com suas consequências. E são estes indivíduos corruptos que estão no poder, os quais tiram vantagem da população brasileira; com o poder que lhes foi dado elegendo-os.
2) Leia o texto a seguir:
 O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político.
Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para aSociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes(CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, paraa maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamosusar o caso da Primavera Árabe, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algoimpensável há pouco tempo, surgiu através das redes sociais e conseguiu catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade.
De acordo com o exposto, acesse os sites indicados, que tratam do tema mencionado. A partir destas leituras, análises e considerações, desenvolva um texto crítico (mínimo de 20 linhas e com utilização de pelo menos uma citação direta dos conteúdos da disciplina),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliaçao AD Estudos Socio Culturais
  • Estudos sócio culturais
  • estudos socio-culturais
  • ESTUDOS SÓCIOS CULTURAIS
  • Estudos Socio Culturais
  • Estudos Socios Culturais
  • Estudos Socios Culturais
  • ESTUDOS SÓCIOS CULTURAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!