Acolhimento Institucional

Páginas: 19 (4518 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013
ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
O desenvolvimento da proteção social na rede de alta complexidade e as estratégias de atendimento.
Por: Elaine Antunes Passos
Resumo: O atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco social sob a metodologia interdisciplinar representa um diferencial na estratégia de condução da proteção social na rede de alta complexidade noMunicípio de Macaé, interior do Estado do Rio de Janeiro, onde vem sendo implementado desde 2010. O texto objetiva retomar alguns aspectos acerca da política de atendimento a crianças e adolescentes e apresentar a proposta de intervenção da instituição CEMAIA, refletindo brevemente a respeito das contribuições da interdisciplinaridade para tornar o processo de acolhimento institucional maishumanizado diante das especificidades de sua clientela.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, alta complexidade, proteção social.

Abstract: The care of children and adolescents at social risk in the interdisciplinary methodology represents a differential strategy in driving the social protection network in highly complex in the city of Macae, in the State of Rio de Janeiro, which has beenimplemented since 2010. The text aims to resume on some aspects of attend policy to children and adolescents and present the proposed intervention of the institution CEMAIA, reflecting briefly about the contributions of interdisciplinarity to make the process of institutional shelter more humane on the specificity of their clientele.
Keywords: Interdisciplinarity, highly complex, social protection.

I –Introdução:

Este texto tem por objetivo tecer algumas considerações acerca do sistema de atendimento interdisciplinar adotado em uma instituição de acolhimento destinada a crianças e adolescentes em situação de risco social. Foi elaborado a partir da experiência profissional em desenvolvimento no CEMAIA – Centro Municipal de Apoio a Infância e Adolescência, a única existente no município deMacaé, interior do Estado do Rio de Janeiro.
O CEMAIA é uma instituição que integra a rede de atendimento de alta complexidade no referido município, apresentando algumas peculiaridades que se configuram como características marcantes da clientela a que se destina. Dentre tais características, se destaca a violência como elemento integrante do cotidiano das crianças e adolescentes atendidos peloreferido equipamento. Pode-se afirmar que quando se fala a respeito da manifestação da violência, procura-se situá-la tanto na forma circunscrita ao âmbito familiar quanto àquela vivenciada no ambiente extra familiar. Em muitas circunstâncias, as manifestações da violência se expressam no seio da família como conseqüência do estresse que atinge a tantos sujeitos nos dias atuais e que tem, de modomais geral, diferentes origens como: problemas e conflitos familiares, o desemprego, o isolamento, o excesso de filhos, as ameaças à autoridade, os valores dos indivíduos ou mesmo a criança indesejada ou problemática; e também as situações precipitantes como a ausência de pai ou de mãe ou a “rebeldia” da criança, categoria onde podemos incluir os fatores causadores de morte violenta ou de outrosfatores desencadeantes de transformações súbitas no núcleo familiar.
Lamentavelmente, a ausência de políticas públicas adequadas para promover a proteção efetiva a crianças e adolescentes pobres contribui imensamente para que a maior parcela daqueles que se depara com a situação da violência seja proveniente das camadas mais baixas da sociedade. Em geral, este segmento encontra-se mais alijadodos direitos de cidadania assegurados nos textos legais, o que dificulta consideravelmente seu acesso aos canais de proteção aos direitos. E mesmo entre aqueles que possuem acesso à informação, as formas de repressão familiar e/ou comunitária constituem óbices importantes ao acesso aos canais de denúncia e luta por direitos.
A criança e o adolescente pobres permaneceram durante muitos anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acolhimento institucional
  • acolhimento institucional
  • Acolhimento institucional
  • ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
  • Acolhimento Institucional
  • ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
  • Acolhimento institucional (resumo)
  • conselho tutelar e acolhimento institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!