Ação

Páginas: 10 (2261 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO/PESQUISA BIBLIOGRÁFICA – ORIENTAÇÕES GENÉRICAS

Texto organizado por Maria das Graças TARGINO[1]


Na elaboração do trabalho técnico-científico, existe uma regra fundamental: caminhar passo a passo, sem queimar etapas. Eliminar uma etapa pode significar ter de refazer o que está pronto, com desperdício de tempo, material e energia. Para tanto, é necessárioobservar os seguintes pontos:
■ escolha um tema de seu interesse que não seja demasiadamente amplo ou restrito demais, e para o qual existe material bibliográfico disponível, definindo objetivos, variáveis, amostra etc.
■ verifique o que existe sobre o tema, nas bibliotecas, base de dados, redes eletrônicas de informação ou através de canais informais. O levantamento bibliográfico podeser definido como um conjunto de procedimentos visando à identificação, localização e obtenção de documentos úteis na elaboração do trabalho.
■ organize sua documentação pessoal, resultante do levantamento bibliográfico, pois você terá coletado certa quantidade de dados. Se utilizar fichas padronizadas para anotações, eis aqui algumas sugestões:
□ anote, no alto da ficha, areferência bibliográfica do documento analisado
□ anote, também no alto da ficha, as palavras-chave, isto é, as palavras que representam o(s) tópico(s) tratado(s) no documento analisado
□ faça as suas anotações de leitura. Estas anotações podem ser: (a) um resumo das principais idéias contidas no documento, acompanhadas de uma crítica pessoal; (b) cópia de trechos do documento, deacordo com as normas de citações bibliográficas; (c) quaisquer outras informações que julgar úteis
□ registre a fonte secundária onde obteve a indicação do documento, por exemplo: site http://www.tcu.gov.br/Bem-vindo.html; Biblioteca Comunitária Carlos Castello Branco da Universidade Federal do Piauí (BCCB/UFPI) etc.
□ organize suas fichas de leitura, classificando-as de acordocom os tópicos tratados em cada documento. Assim, serão reunidas todas as fichas de documentos que versam, por exemplo, sobre a evolução do concubinato na segunda metade do século XX no Brasil.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO/PESQUISA BIBLIOGRÁFICA – IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS


1 BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO

1.1 Catálogos “convencionais”

Os catálogos “convencionais” dasbibliotecas – em papel ou no computador – são organizados, em geral, por títulos, autores e assuntos para facilitar a busca das publicações que constituem a coleção, independente de sua natureza - livros, dissertações, teses, CD-ROMs, vídeos etc. - e de sua distribuição nas seções das bibliotecas. Se o usuário quiser um título específico, consulta o catálogo de títulos; se quiser a(s) obra(s) de umautor específico, consulta o catálogo de autores; se quiser conhecer o que existe sobre determinado tema, recorre ao catálogo de assuntos, obedecendo, em qualquer caso, às instruções específicas de cada uma das instituições.

1.2 Catálogos eletrônicos

Bibliotecas brasileiras e estrangeiras tendem a disponibilizar, cada vez mais, seus catálogos em meio eletrônico, como por exemplo:

Catálogodo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo
http://www.usp.br/sibi/sibi.html

Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais
http://www.bu.ufmg.br

Catálogo do Sistema de Automação de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
http://www.sabi.ufrgs.br

Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahiahttp://www.bib.ufba.br

Catálogo da Library of Congress, Estados Unidos (mantém acervo praticamente completo do que se publica em língua inglesa e muita coisa em outros idiomas, mantendo inclusive, um escritório no Rio de Janeiro, que tem como um dos encargos a coleta de material do que se publica no Brasil)
http://lcweb.loc.gov/z3950/gateway.html

1.3 Obras de referência

Além das obras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • Ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!