Ação Social junto a Criança, Adolescente e Terceira Idade

Páginas: 10 (2275 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1.Ao saber que uma criança ou um adolescente foi vítima de maus-tratos, o profissional de serviço social deve encaminhá-la, após acolhimento e atendimento, para:
Resposta Correta: b. O Conselho Tutelar.
Feedback da resposta: A alternativa correta é a “b”, pois o Conselho Tutelar é considerado a porta de entrada para todas as denúncias que envolvem maus-tratos contra crianças e adolescentes,conforme está preconizado no artigo 13 da Lei nº 8.069/90, que reza: “Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais”, segundo o ECA. As demais alternativas estão incorretas, porém cabe ressaltar que mencionam atores importantes e parceriasno atendimento a crianças e adolescentes.
2.As propostas operacionais do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária estão organizadas em quatro eixos estratégicos: análise da situação e sistemas de informação; atendimento; marcos normativos e regulatórios; mobilização, articulação e participação. Sobre esses eixos, é incorreto afirmar que:
Resposta Correta: b. O eixo do atendimentorefere-se à articulação e integração entre as políticas públicas de atenção às crianças, aos adolescentes e às famílias para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária com vistas a contribuir para proporcionar a dependência da família e dos adolescentes e jovens das políticas públicas.
Feedback da resposta: A alternativa incorreta é a “b”. O eixo do atendimento refere-se àarticulação e à integração entre as políticas públicas de atenção às crianças, aos adolescentes e às famílias para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária com vistas ao empoderamento da família e autonomia dos adolescentes e jovens, e não a fazer com que fiquem dependentes das políticas públicas. As demais alternativas estão corretas, pois o eixo da análise da situação e dos sistemas deinformação visa a diagnosticar a situação para identificar os fatores que favorecem ou ameaçam a convivência familiar e comunitária, bem como criar e/ou aprimorar sistemas de informação sobre a criança e o adolescente. Em relação ao eixo do atendimento, este se refere ao conjunto de ações que visam à articulação e à integração entre as políticas públicas com foco na infância e na adolescência. Oeixo da mobilização, articulação e participação propõe a articulação de programas, a integração dos planos nas três esferas de governo e, ainda, o estabelecimento de estratégias que envolvam a sociedade no controle social das políticas públicas.

3.O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão deliberativo e controlador das ações executadas em âmbito localpelo Poder Público e do atendimento realizado pelas entidades não governamentais. O CMDCA, portanto:
Resposta Correta: b. Deve conhecer a realidade de seu território, elaborar um plano de ação e definir as prioridades de atuação.
Feedback da resposta: A alternativa correta é a “b”. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para deliberar e controlar as açõesexecutadas pelo Poder Público e pelas entidades não governamentais no município, deve conhecer a realidade de seu território e elaborar um plano de ação, no qual deve definir as prioridades de atuação da política de atendimento à criança e ao adolescente. A alternativa “a” está incorreta, pois aponta que ao CMDCA compete deliberar, acompanhar, monitorar e avaliar as políticas propostas para o Estado eUnião. A competência do CMDCA se restringe ao âmbito municipal. A alternativa “c” está incorreta, pois afirma que ao CMDCA compete propor a elaboração de estudos e pesquisas para promover, subsidiar e dar mais efetividade às políticas públicas no âmbito estadual. Como já corrigimos anteriormente, a competência do CMDCA se restringe ao âmbito municipal. A alternativa “d” está incorreta, pois o CMDCA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Açao Social junto à Criança, Adolescente e Terceira Idade
  • Ação Social Junto à Criança Adolescente e Terceira Idade_Unidade I 1
  • A AO SOCIAL JUNTO A CRIAN A E ADOLESCENTE E TERCEIRA IDADE
  • Estudo dirigido da Ação Social Junto a Criança, Adolescente e Idoso
  • A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL: JUNTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA EM CONFLITO COM A LEI
  • Inclusão Social na Terceira Idade
  • o serviço social na terceira idade
  • Exclusão social na terceira idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!