88543219

897 palavras 4 páginas
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
Curso: Bacharelado em Enfermagem
Período: 1º Noturno
Disciplina: Bioquímica

Relatório referente à prática sobre: Transporte através da membrana.

Caxias-MA
2013
Acadêmica: Maria Lucimeire do Vale

Relatório referente á prática do dia 25 de setembro de 2013, sobre transporte da membrana.

Caxias – MA
2013
Sumário

Introdução 4
Objetivo 5
Materiais 6
Metodologia 7
Conclusão 8
Resultados 9
Referências 10
Anexos 11
Avaliação de aula prática 12

Introdução

A membrana plasmática está presente em todos os tipos de células. Ela tem natureza lipoprotéica, ou seja, formada por fosfolipídios e proteínas, o que determina a seletividade de mesma frente ás diversas substâncias. A membrana plasmática permite a passagem livre de água e de pequenas moléculas e dificulta ou mesmo impede a passagem de moléculas grandes como as proteínas. Mesmo nas membranas não biológicas, como as de plástico ou celulose, há moléculas que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (ou átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:
Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.
Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra a gradiente de concentração.
O transporte através das membranas pode ainda ser classificado em mediado, envolve permeasse (transporte ativo e difusão facilitada), e não mediado (difusão directa). A Osmose é um processo onde o solvente ( água ) passa

Relacionados