361374180167

1761 palavras 8 páginas
Radiação Ionizante Ung - Guarulhos
09/2014

Introdução

Radiação é energia que se propaga a partir de uma fonte emissora através de qualquer meio, podendo ser classificada como energia em trânsito. Ela se apresenta em forma de partícula atômica ou subatômica energéticas tais como partículas alfa, elétrons, pósitrons, prótons, nêutrons etc. que podem ser produzidos em aceleradores de partículas ou em reatores, e as partículas alfa, os elétrons e os pósitrons são também emitidos espontaneamente de núcleos dos átomos radioativos, elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem e possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.

Radiaçoes Ionizantes

O átomo se encontra em equilíbrio quando os seus elétrons e seus núcleos se encontram em orbitais estacionários. Se partículas ou ondas eletromagnéticas forem lançadas contra ele, sob certas condições físicas, elas poderão colidir com alguns de seus elétrons ou com o seu núcleo. No choque, a radiação transfere parcial ou totalmente a sua energia que, se for superior à energia de ligação, provocará uma ionização ou uma reação nuclear, no átomo ou no núcleo, respectivamente.
No sentido estrito do termo, “radiação ionizante” se refere a ondas eletromagnéticas de alta energia (raio-X e raios gama). A interação dessas ondas com a matéria desencadeará uma série de ionizações. Nessas interações, os fótons, associados às ondas, transferirão parte de sua energia para os elétrons fruto dessas ionizações, que serão postos em movimento. Por sua vez esses elétrons, através de processos de dissipação de energia, transferirão sua energia aos átomos e moléculas dispostos ao longo do caminho – o que provocará novas seqüências de ionizações. O termo “radiação ionizante” encontra-se também estendido a feixes de partículas possuidoras de massa. Isso porque o que está sendo considerada é a transferência de parte da energia do

Relacionados