12345

Páginas: 8 (1769 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CASOS CONCRETOS DIREITO DO TRABALHO I

SEMANA 1

O Sindicato dos Empregados de Bares e Restaurantes de Minas Gerais celebrou convenção coletiva de trabalho com o Sindicato Patronal de Bares e Restaurantes de Minas Gerais. A referida norma coletiva estabeleceu que, para os integrantes da categoria profissional representada pelo sindicato profissional, a hora noturna, assim considerada aquelacompreendida entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do outro dia, teria adicional de 50% (cinquenta por cento) sobre a hora diurna. Finalmente, as partes estabeleceram um prazo de vigência de 1(um) ano para a vigência da convenção coletiva. Analisando o caso concreto apresentado, esclareça se esta norma coletiva poderia ser caracterizada como fonte material do direito do trabalho? Justifique.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta – A norma coletiva não é considerada fonte material, mas sim fonte formal autônoma. Fontes materiais são os fatos/ acontecimentos sociais que originam a norma, como, por exemplo, as greves.
Fonte formal autônima é a manifestação da ordem jurídica, norma elaborada pelaparticipação direta dos seus próprios interessados, se não houver a participação dos próprios interessados será fonte formal heterônoma.
As convenções coletivas de trabalho (CCT – art. 611, cuput, CLT), são consideradas fontes formais autônomas. Já a CRFB/88, lei ordinária, CLT são consideradas fontes formais heterônomas.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES OBJETIVAS

1- (FCC) Determinado princípio geral do direito do trabalho prioriza a verdade real diante da verdade formal. Assim, dentro os documentos que disponham sobre a relação de emprego e o modo efetivo como, concretamente, os fatos ocorreram, deve-se reconhecer estes em detrimento daqueles. Trata-se do princípio:
a) da irrenunciabilidade;b) da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas;
c) da primazia da realidade;
d) da prevalência do legislado sobre o negociado;
e) da condição mais benéfica;

Semana 02 – Direito do Trabalho I

1- Bruna, cozinheira, trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de combustíveis na cidade de Petrolina, três vezes por semana cozinhando salgados. O dono do Posto de combustíveis pactuouque Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinquenta) reais por dia de trabalho e que o horário em que ela estaria prestando serviços seria das 8:00h às 12:00h. O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço. Analisando o caso concreto apresentado, responda aos questionamentos abaixo;

a) Existe entre as partes relação de emprego?Quais os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego? Fundamente.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta – Sim, pois estão previstos os requisitos nos art. 2° e 3°, caput da CLT, quais sejam: subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoalidade e trabalho prestado por pessoa física.----------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Qual o princípio do direito do trabalho estaria presente nesta situação concreta apresentada?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta – Primazia da realidade, pois observando os fatos narrados conclui-se, claramente, que severificam os requisitos caracterizados na relação de emprego.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

1- (CESPE) A relação de trabalho autônomo se diferencia da relação de emprego basicamente pela presença, no tocante à relação de emprego, do requisito da:
a) prestação de trabalho por pessoa física;
b) prestação de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345
  • 12345

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!