10Cap5 Rev

1882 palavras 8 páginas
CAPÍTULO 5
APOIO LOGÍSTICO
5.1 - GENERALIDADES
É a estrutura sistêmica destinada a prover uma força dos recursos humanos e materiais e dos serviços destinados a atender às suas necessidades, visando ao cumprimento da missão.
O apoio logístico é, em síntese, a ação pela qual a logística se concretiza, atendendo ao propósito de manter as forças e as OM da MB em condições operativas, adequadas ao cumprimento de suas missões.
O fluxo dos recursos logísticos, desde suas fontes até os consumidores, é uma tarefa a ser realizada pelo Sistema de Apoio Logístico.
O apoio logístico, pois, consiste na concretização do fluxo logístico de pessoal, material e serviços, tendo como efeito desejado o provimento das necessidades logísticas das forças e das OM da MB.
5.2 - SISTEMA DE APOIO LOGÍSTICO
O Sistema de Apoio Logístico é o conjunto ordenado de elementos - pessoal, organizações, material, normas, processos e técnicas - interrelacionados e destinados a prover as necessidades da MB.
Tais sistemas devem estar em condições de:
- evoluir, sem solução de continuidade, da situação de normalidade para uma situação de conflito;
- realizar o apoio logístico consoante o planejamento;
- entrosar-se com os sistemas congêneres do meio civil, das demais forças e, ainda, de forças aliadas; e
- prestar apoio logístico às demais forças, sob determinadas circunstâncias.
Na organização do apoio logístico devem ser levados em conta os seguintes fatores:
- missão e constituição das forças e das OM da MB a apoiar;
- possibilidades econômicas do País;
- duração estimada das operações navais; e
- condições vigentes em tempo de paz e Hipóteses de Emprego consideradas.
A organização deste sistema deve, pois, atender às condições de ordem estratégica e tática, conciliadas com as disponibilidades do sistema econômico da Nação.
Além de ser capaz de evoluir para uma situação de conflito, sem solução de continuida- de, o Sistema de Apoio Logístico da Marinha deve estar em condições de se relacionar com os

Relacionados