13cap8 Rev

496 palavras 2 páginas
CAPÍTULO 8
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

8.1 - CONCEITUAÇÃO
No âmbito da logística naval, o planejamento logístico é a parte do planejamento militar referente à previsão e ao provimento do apoio logístico às forças e às OM da MB, seja no atendimento de necessidades decorrentes de um programa de adestramento de atividades em tempo de paz, ou seja no atendimento de necessidades referentes a uma operação a se realizar em situação de conflito.
O planejamento logístico é desenvolvido, seqüencialmente, de acordo com as fases básicas da logística (determinação de necessidades, obtenção e distribuição), em função dos escalões e níveis de planejamento em que é realizado e segundo as atribuições das organizações e dos Comandos envolvidos.
8.2 - ESCALÕES E NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
De acordo com as diretrizes constantes em documentos pertinentes, serão considerados, em situações de conflito, os seguintes escalões e níveis de planejamento:
8.2.1 - Escalão Operativo
Neste escalão, o planejamento logístico contemplará não somente as operações a realizar, como também a vida normal dos meios operativos, significando que, na eventualidade de uma operação, determinadas necessidades básicas já estarão atendidas.
No planejamento específico para uma operação, terá ênfase, no escalão operativo, a determinação de necessidades, que é feita em vários níveis.
a) Nível força naval
Neste nível é elaborada uma estimativa de logística que abrange as necessidades globais dos meios da força naval a ser empregada, considerando as diversas linhas de ação estabelecidas pelo planejamento. Uma vez escolhida a linha de ação pelo Comandante da força (Decisão), tem lugar a elaboração do plano logístico, o qual dirá respeito ao apoio necessário às ações decorrentes da linha de ação escolhida.
b) Nível TOM
Neste nível, são estabelecidas, em uma primeira etapa, pelo ComTOM, diretrizes para o planejamento logístico das forças adjudicadas ao Teatro, tendo em vista as tarefas atribuídas a essas forças.
Em etapa

Relacionados