11Cap6 Rev

2794 palavras 12 páginas
CAPÍTULO 6
APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO

6.1 - CONCEITUAÇÃO
O correto dimensionamento entre o desempenho e o custo, desde a incorporação até a baixa do serviço de um meio ou de um sistema, somente poderá ser alcançado se considerar o apoio logístico em todas as fases do projeto, inclusive a operacional. A crescente complexidade tecnológica agregada aos meios e sistemas tem levado as Marinhas ao aprimoramento da logística.
Nesse cenário, surgiu o conceito de Apoio Logístico Integrado (ALI), cujo propósito é o de garantir o máximo de disponibilidade de um meio ou sistema a ser incorporado, durante a vida operativa prevista.
Durante o desenvolvimento dos processos de obtenção ou modernização de um meio ou sistema, as atividades e o planejamento preliminar de apoio logístico são encargos do Gerente de Projeto, cabendo a este garantir que o pessoal da logística e o pessoal do projeto trabalhem juntos, em ambiente de máxima cooperação e troca de informações. Assim, a função do ALI deve ser firmemente identificada como uma parte integrante do projeto de engenharia.
Para frisar a importância de um bom planejamento do ALI, podemos citar que:
“Quando se faz um estudo do custo de um sistema, estendendo-o a todo o seu período de vida, o apoio logístico, para garantir a disponibilidade desse sistema, representa a maior porção e, às vezes, o principal item do custo”.
Portanto, um dos propósitos do ALI é o de garantir a disponibilidade dos sistemas ou equipamentos, ou seja, a probabilidade de que eles estejam prontos para executar aquilo que se espera, quando necessário, através do correto dimensionamento financeiro e físico do apoio logístico.
No emprego de sistemas de armas e seus equipamentos, os problemas de apoio são fatores limitativos de disponibilidade operativa. Por isso, muito esforço tem sido dedicado na tentativa de aumentar o tempo médio entre falhas (MTBF - “Mean Time Between Failures”) ou diminuir o tempo médio de paralisação para manutenção (MDT - “Maintenance

Relacionados