1 Aboradgens Pedag Gicas Na Educa O F Sica Escolar

Páginas: 19 (4591 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA – UNICRUZ
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SÓCIO CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
UNIDADE 2 - ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


A partir da década de 80, influenciadas por discussões na área educacional e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte e de caráter alienante apregoado nas aulas de educação física,são elaborados os primeiros pressupostos teóricos num referencial crítico a esses modelos (PCN, 1998).
Entretanto faz-se necessária a apresentação, por coexistirem várias concepções pedagógicas na educação física escolar. Iremos nos deter as principais tendências que se opõem às concepções esportivista e biologista, ou seja, ao modelo mecanicista.
Serão abordas nove abordagens, destas uma, saúderenovada, que deriva da abordagem comportamentalista de educação; uma, humanista, que deriva da abordagem humanista de educação; três, cognitivista, psicomotricista, jogos cooperativos, que derivam da abordagem cognitivista da educação e quatro, aulas abertas, crítico superadora, crítico emancipatória e PCNs, que derivam da abordagem sócio-cultural da educação.

A) ABORDAGENSCOMPORTAMENTALISTAS

1. Saúde Renovada
A concepção biológica de Educação Física possui como maior propósito, redefinir o papel dos programas de Educação Física Escolar como meio de promoção da saúde.
Centrada na aptidão física relacionada à saúde, conforme Nahas (1997), possui os objetivos de informar, mudar atitudes e promover exercícios regulares para a aptidão física e a saúde.
Destina-se mais ao ensinomédio, portanto para adolescentes, tendo a preocupação de levar os educandos a perpetuarem um estilo de vida ativo, tornando-os independentes. Para tanto, não importa o potencial genético ou grau de habilidades motoras, o programa deve ser para todos os alunos, priorizando-se aqueles que mais necessitarem (os que possuem maiores dificuldades, ao contrário das abordagens mecanicistas que tendem ahomogeneizar todos os “corpos”, pois não se trata da formação de atletas, mas de buscar melhores condições de saúde). Deve-se dar fundamentação conceitual seguida de diversificação de atividades práticas, discutir textos e integrar esses temas com atividades práticas, dar significado à prática para um auxílio na escolha dos hábitos de vida ativos quando adultos.
Como na abordagem desenvolvimentista,pensa-se num planejamento seqüencial e progressivo, priorizando-se alguns objetivos e não todos.
Quanto à avaliação, podem ser feitos testes de aptidão física, mas que sejam destinados a diagnosticar deficiências e avaliar o processo individual, evitando-se
a comparação entre os alunos ou servir para atribuição de notas, pois um teste de aptidão física não avalia se o aluno é participativo,interessado e se tem consciência corporal, por exemplo.
Em estudos desenvolvidos por Guedes & Guedes (1997), percebeu-se a predominância das modalidades esportivas nos programas de Educação Física, com o objetivo de alcançarem adaptações fisiológicas e levarem os alunos mais tarde a se tornarem ativos fisicamente. No entanto,

“...as possibilidades de levar as crianças e os adolescentes a se tornaremadultos ativosfisicamente mediante a prática de esportes, poderá ser remota em razão desses não conseguirem apresentar as mesmas facilidades quanto ao domínio das habilidades específicas exigidas em sua prática, diminuindo desse modo, o nível de interesse por esse tipo de atividade física...” (Guedes & Guedes, 1997, p.56 ).

Tais autores apontam também para a importância de se alcançar níveismais elevados de aptidão física relacionados à saúde. Porém, há de se questionar: como isso será possível possuindo duas ou no máximo três aulas de Educação Física por semana, num período de cinqüenta minutos (quando na verdade, esse tempo ainda é mais reduzido, visto que o professor necessita de tempo para administrar assuntos burocráticos, organizar as atividades e os alunos, e de acordo com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEND NCIAS PEDAG GICAS DA EDUCA O F SICA
  • EDUCA O F SICA ESCOLAR
  • PROPOSTA PEDAG GICA E GRADE CURRICULAR EM EDUCA O F SICA
  • FUNDAMENTOS DA EDUCA O F SICA ESCOLAR
  • Oque Educa O F Sica Escolar
  • Educa o F sica Escolar projeto
  • LUTAS NA EDUCA O F SICA ESCOLAR
  • APLICABILIDADE DAS ARTES MARCIAIS NA EDUCA O F SICA ESCOLAR 2 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!