00000

Páginas: 10 (2258 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
1 PUBLICIDADE E PROPAGANDA


Para o entendimento do assunto abordado neste trabalho é de suma importância o conhecimento dos termos publicidade, propaganda e mídia. A partir das teorias apresentadas será possível que o mesmo seja entendido. Um grande foco apresentado no trabalho será a diferenciação entre publicidade e propaganda, pois são termos que atualmente vem sendo tratados comosinônimos, mas possuem diferentes definições. Além destes serão tratados assuntos envolvidos, como mídia e Veículos publicitários ou veículos de comunicação.

1.1 Publicidade

Segundo Sant’anna (1998, p. 75), publicidade é a forma de tornar algo público, seja, uma idéia, um ato, um fato. A publicidade tem como objetivo realizar a comunicação em massa visando economia e velocidade. Ela pode serutilizada tanto na fomentação da venda, como em campanhas a serem levadas ao público.

A publicidade é uma técnica de comunicação de massa, paga com a finalidade de precípua de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços. A publicidade serve para realizar as tarefas de comunicação de massa com economia,velocidade e volumes maiores que os obtidos através de quaisquer outros meios. (SANT’ANNA, 1998, p. 76).


Santos (2005, p. 17) descreve publicidade como “todo o processo de planejamento, criação, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos e assinados por organizações específicas (públicas, privadas ou do terceiro setor)”. Nessa definição, as mensagens têm como objetivo estabelecer ao receptora praticar uma ação específica (por exemplo, adquirir algum produto, aderir algum plano, abrir uma conta em um banco, reciclar embalagens, entre outros).
Santos (2005, p. 17) diz, “Essa ação tem localização no tempo e no espaço, podendo ser quantificada”. Um exemplo claro de publicidade, é quando um determinado partido político desenvolve uma campanha com a intenção de aumentar o número defiliados, esta é uma prática de publicidade. Nesta ocasião o objetivo é predispor o eleitorado a praticar uma ação específica, ir até uma sede do partido e filiar-se a ele, além de mostrar ao público as idéias e planos do partido. Ao final da campanha podem ser apurados dados quantitativos ao se contar o novo número de filiados e pode ser identificado em qual diretório regional eles se escreveram.Segundo Kotler e Armstrong (1993, p. 320), publicidade pode ser definida de forma simples como, “a atividade para promover uma empresa, ou seus produtos, pela inserção de notícias gratuitas na mídia”.
A publicidade não pode ser considerada uma ferramenta universal, que se aplica da mesma forma em qualquer ambiente, para o sucesso dela precisa ser entendido aspectos econômicos, sociais e políticosda região onde a publicidade será apresentada.
Segundo Sant’anna (1998, p. 76) a publicidade além de benefícios econômicos, traz outros benefícios como, por exemplo, a liberdade de imprensa, que é um resultante de sua ação democrática. A publicidade no cenário atual é uma das maiores forças, impulsionando o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e ao mesmo tempo, gerando grandeinfluência de sugestão para orientar a humanidade politicamente ou em questões religiosas, para criar estados de oposições.

1.2 Propaganda

A propaganda tem como finalidade gerar uma opinião sobre um determinado produto, instituição ou idéia, tendo como finalidade nortear o comportamento das massas a respeito do produto. Segundo Kotler e Armstrong (2003, p. 363), a propaganda é “Qualquer formapaga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, bens ou serviços efetuada por um patrocinador identificado”, a partir disso é apresentada uma forma de diferenciar os termos publicidade e propaganda.
A propaganda visa a mudar a atitude das pessoas em relação a uma crença, a uma doutrina ou a uma ideologia. Embora muitas vezes utilize as mesmas ferramentas da publicidade, a propaganda não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 00000
  • 00000
  • 00000
  • 00000
  • 00000
  • 00000
  • 00000
  • 00000

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!