óleos essenciais

Páginas: 3 (673 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Goiânia –GO









ÓLEOS ESSENCIAS







UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
CURSO: FARMÁCIA 5º PERÍODO
DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA
PROFESSORA: SANDRA RIBEIRO
ALUNA: DANIELLE BEZERRAPENHA
RA: A93DEF8

MARÇO DE 2013
Óleos Essencias

Dentre os produtos naturais empregados em abordagens terapêuticas, os óleos essenciais (OE), utilizados frequentemente na aromaterapia, sãodescritos como produtos com grande potencial terapêutico e farmacológico. Os óleos essenciais são compostos naturais, voláteis e complexos, caracterizados por um forte odor sendo sintetizados porplantas aromáticas durante o metabolismo secundário e normalmente extraídos de plantas encontradas em países quentes, como as do mediterrâneo e dos trópicos, onde representam parte importante da farmacopeiatradicional.
Os óleos essências constituem um dos mais importantes grupos de matérias primas para várias indústrias, notadamente as de perfumaria, alimentos e farmacêutica. Estes óleos,constituídos principalmente de monoterpenos, sesquiterpenos, fenilpropanóides, ésteres e outras substancias de baixo peso molecular, normalmente são usados “in natura”, isto é, como misturas, pois aspropriedades organolépticas estão associadas a vários componentes, que formam a composição de cada óleo em particular. Outra característica importante dos óleos essências é a volatilidade de seus constituintes,uma propriedade derivada do processo de obtenção que geralmente é o arraste do material vegetal com o vapor de água.
As propriedades farmacológicas atribuídas aos OE são diversas e algumas sãorecomendadas por apresentarem vantagens importantes, quando comparadas a outros medicamentos, como, por exemplo, a sua volatilidade, que os torna ideal para uso em nebulizações, banhos de imersão ousimplesmente em inalações. A volatilidade e o baixo peso molecular de seus componentes, possibilitando assim que eles sejam rapidamente eliminados do organismo através das vias metabólicas. Os óleos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oleos essenciais
  • óleos essenciais
  • Óleos Essenciais
  • Óleos Essenciais
  • Oleos essenciais
  • Óleos essenciais
  • Óleo essencial
  • Oleos essenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!