Ácidos Graxos.

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
OXIDAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS

4 – Explique o rendimento energético da oxidação total de uma molécula de palmitato (possui 16 átomos de carbono) até CO2 e H2O. Compare com o rendimento obtido pelaoxidação total de um ácido graxo contendo 18 átomos de carbono.
Resposta: A oxidação do palmitato a partir de 7 reações oxidativas vai gerar 129 ATP’s, já que 3 ATP’s são gerados quando cada destes NADHé oxidado pela cadeira respiratória, enquanto 2 ATP’s são formados para cada FADH2, pois seus elétrons entram na cadeia ao nível do ubiquinol. Sabendo que a oxidação do acetil-coA pelo ciclo do ácidocítrico rende 2 ATP’s. Considerando isto, a quantidade gerada na oxidação do Palmitoil-coA é 21 ATP’s dos 7 FADH2, 21 ATP’s dos 7 NADH e 96 ATP’s das 8 moléculas de acetil CoA, o que dá um total de131 ATP’s. Duas ligações fosfato de alta energia são consumidas na ativação do palmitato, na qual o ATP é dividido AMP e 2 fosfatos, logo o rendimento total é de 129. Enquanto que a oxidação de umácido graxo com 18 átomos de carbono vai gerar 120 ATP’s, sendo 25,5 ATP’s vindos de FADH2, 80 ATP’s vindo do NADH e 9 ATP’s da cadeia transportadora de elétrons, retirando 2 ATP’s que são gastos irásobrar 120 ATP’s.
5 – Explique como ocorre a regulação da oxidação de ácidos graxos.
Resposta: A regulação ocorre a partir da enzima reguladora Carnitina-Acil-Transferase I que irá controlar a velocidadede entrada do ácido graxo na mitocôndria. Tal enzima é inibida pelo Malonil-coA, do qual a concentração aumenta na célula quando esta tem carboidrato disponível, e que funciona como precursor nabiossíntese de ácido graxo. Assim como a deficiência de derivados de vitaminas, riboflavina (FAD), ácido pantotênico (CoA), nicotinamida (NAD), íons como Mg++ ou Mg vai gerar bloqueio na degradação dosácidos graxos.
6 – Compare o rendimento energético da oxidação total de uma molécula de glicose com o rendimento obtido pela oxidação total de uma molécula de palmitato.
Resposta: Na glicólise são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ácidos graxos
  • Acidos Graxos
  • Ácidos Graxos
  • acido graxo
  • Ácidos graxo
  • Ácidos Graxos
  • Ácidos Graxos
  • Àcidos Graxos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!