RESUMO FILME CARLOTA JOAQUINA

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
FACULDADE DE LETRAS, ARTES, COMUNICAÇÃO E
CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA





Resumo e parecer conclusivo sobre o filme: Carlota Joaquina - A princesa do Brasil



SÃO PAULO
2014
Resumo do filme:

Lançamento: 1995
Diretor: Carla Camurati
Elenco: Marieta Severo; Marco Nanine; Marcos Palmeira; Ludmila Dayer
Duração: 100’
Roteiro:Carla Camurati, Melanie Dimantas e Angus Mitchell
Gênero: Comédia, Drama, Biográfico e Histórico.

Carlota Joaquina era uma princesa espanhola e filha de mãe italiana, de quem herdou seu gênio forte. Era uma criança geniosa e considerada um prodígio, pois tenha muita habilidade para a dança e era muito entendida sobre diversos assuntos de literatura a ciências e política, aprendia tudo commuita facilidade.
Casou-se aos 10 anos de idade com o então Infante de Portugal D. João, porem ficou muito decepcionada ao conhecer seu marido não tendo gostado nada do que viu, já que esperava encontrar um príncipe bonitão conforme a foto que recebera. Na noite de núpcias, por não saber o que acontecia e também por ser muito criança acabou mordendo a orelha de seu marido e ameaçou mata-lo casotentasse possuí-la novamente, este devido ao medo nunca mais tentou ate que ela ficasse adulta.
Após as mortes do Rei de Portugal D. Jose I e do seu filho primogênito, D. Maria I teria que governar Portugal, mas ela acabou enlouquecendo devidas essas perdas. Com isso D. João assumiu o comando como Príncipe Regente, porem ele nunca havia sido preparado ou educado para tal responsabilidade e acabouentrando em pânico quando soube que teria que comandar.
Depois de adulta Carlota era conhecida por ter um grande apetite sexual, o que a levou a ter muitos amantes e por conseqüência teve muitos filhos fora de seu casamento, de seus 9 filhos ao menos 5 não eram de D. João. Um dos casos mais famosos envolvendo suas aventuras extraconjugais é o do jardineiro Real que ela preferiu matar ao vê-locasado.
Para escapar de Napoleão Bonaparte, Imperador Francês que estava expandindo seus domínios pela Europa, a Família Real juntamente com a corte portuguesa e recebendo ajuda de sua aliada Inglaterra fugiram para o Brasil as presas trazendo com eles todo o ouro que o reino possuía juntamente com a Biblioteca real portuguesa. Carlota fora contra essa partida dizendo que não iria nem morta eacusando seu marido de ser um covarde por ter medo de enfrentar Napoleão, mas no fim acabou cedendo e embarcou com o restante da família para a colônia.
A viajem foi muito conturbada, desde a partida as presas ate mesmo na travessia do Atlântico já que eles partiram sem nada dizer a população gerando pânico e revolta. Durante a travessia além de os navios estarem superlotados a água e a comida eramescassas e fazia muito calor, sem contar com os enjôos, as doenças e os piolhos que infestaram as cabeças dos membros da corte que tiveram que raspar as cabeças e usar uma espécie de turbante.
Ao chegar ao Brasil D. João e Carlota atracaram primeiro na Bahia, onde o Príncipe Regente assinou o decreto de abertura dos portos e depois de alguns dias rumaram em direção a cidade do Rio de Janeiro.Carlota detestou o Brasil já que era uma pessoa extremamente preconceituosa e detestava índios e negros.
Um fato engraçado é que quando chegaram ao Rio de Janeiro ainda estavam usando as tocas na cabeça devida a infestação de piolhos, mas a população achou que aquela era a última moda na Europa e varias mulheres da cidade começaram a usar também, virando de fato moda entre as brasileiras.
Comovieram muitas pessoas de Portugal, a colônia não tinha estrutura para acomodar tanta gente, então a coroa real confiscava as casas dos colonos que só podiam levar itens pessoais e Instalavam nestas casas a Comitiva Real.
Após sua chegada no Rio de Janeiro o príncipe regente de Portugal, D. João, já se tinha a idéia de criar um banco com funções de banco central e banco comercial então ele criou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do filme carlota joaquina
  • Resumo do filme carlota joaquina
  • resumo filme carlota joaquina
  • RESUMO DO FILME: CARLOTA JOAQUINA
  • Resumo do filme carlota joaquina
  • Resumo do Filme Carlota Joaquina
  • resumo do filme de carlota joaquina
  • RESUMO DO FILME CARLOTA JOAQUINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!