X=x=x=x=x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Data: 23/11/12







Projeto Sustentável









Componentes:

• Romario Rigoli

• João Venicios

• Geovane Rozin

• Jonathan Janke





Capítulos:

1. Introdução.

2. Contexto sobre energia renovável.

3. Energia eólica.

4. Energia solar.

5. Energia das marés.

6. Hidroeletricidade.

7. Critica Social.

8.Conclusão.

9. Referencias.

































1. Introdução:

Todo ano, cresce a demanda mundial de energia com o aumento das populações e do consumo. É cada vez mais necessário buscar fontes alternativas que não degradem os recursos do planeta nem comprometam a sobrevivência das espécies. Ainda há muito que se descobrir sobre o uso eficientedas energias renováveis, mas elas estão mais próximas do que parece da adoção em larga escala. As pesquisas do Centro de Tecnologia Alternativa (CAT) mostram que já há soluções práticas, baratas e disponíveis, para pequenos e grandes consumidores.



O maior obstáculo é que, além do custo comparativamente mais baixo dos combustíveis poluentes como carvão e petróleo, as fontes não-poluentes nãosão totalmente controláveis: se o inverno for prolongado, se houver pouco sol, pouco vento, ou se a seca diminuir o volume dos rios, o fornecimento de energia pode ser comprometido. Sinal disso é que, mesmo com toda chuva e vento da ilha Britânica, o CAT conta com um gerador a diesel para garantir a eletricidade numa emergência.2. Contexto sobre energia renovável:

O conceito de Energia Renovável aplica-se a qualquer fonte de energia ilimitada, ou seja, fontes de energia em que a sua utilização “hoje” não implica diminuição da sua disponibilidade “amanhã”:

As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cadamomento.

As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no fato de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito de aumentar o efeito estufa. A única exceção é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obter energia, o que origina dióxido de enxofre e óxidos deazoto.





































3. Energia eólica.

A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade deenergia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.

A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Paraobter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.

Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, oque requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental.

A utilização dessa fonte para geração de eletricidade, em...
tracking img