V jornada de d civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
V JORNADA DE DIREITO CIVIL – ENUNCIADOS EM DIREITO EMPRESARIAL APROVADOS


ENUNCIADO:A empresa individual de responsabilidade limitada só poderá ser constituída por pessoa natural.

ENUNCIADO:A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) não é sociedade, mas novo ente jurídico personificado.

ENUNCIADO: “O patrimônio da empresa individual de responsabilidade limitadaresponderá pelas dívidas da pessoa jurídica, não se confundindo com o patrimônio da pessoa natural que a constitui, sem prejuízo da aplicação do instituto da desconsideração da personalidade jurídica”.ENUNCIADO: A EIRELI deve ter os seus atos constitutivos arquivados no registro competente para fins de aquisição de personalidade jurídica. A falta de arquivamento ou registro de alterações dos atosconstitutivos configura irregularidade superveniente.

ENUNCIADO: A prescrição da pretensão executória não atinge o próprio direito material ou crédito, que podem ser exercidos ou cobrados por outravia processual admitida pelo ordenamento jurídico.


ENUNCIADO: Os títulos de crédito podem ser emitidos, aceitos, endossados ou avalizados eletronicamente, mediante assinatura com certificaçãodigital, respeitadas as exceções previstas em lei.


ENUNCIADO: As disposições relativas aos títulos de crédito do Código Civil se aplicam àqueles regulados por leis especiais, no caso de omissão oulacuna.

ENUNCIADO: “A exigência de integralização do capital social, prevista no artigo 974, § 3º, não se aplica à participação de incapazes em sociedades anônimas e sociedades com sócios deresponsabilidade ilimitada, nas quais a integralização do capital social não influa na proteção do incapaz.”


ENUNCIADO: “O art. 983 do Código Civil permite que a sociedade simples opte por um dos tiposempresariais dos arts. 1.039 a 1.092 do Código Civil. Adotada a forma de sociedade anônima ou de comandita por ações, porém, ela será considerada empresária”.


ENUNCIADO: Os profissionais liberais...
tracking img