O xaxado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Xaxado - Ritmo - Dança - Música

O Xaxado é uma dança popular brasileira que diferentemente do xote, não é encontrada em todo o Brasil, mas sim característico da região nordeste do Brasil e a sua origem é um tanto controversa, com alguns autores que afirmam que ela vem dos portugueses que aqui chegaram como colonizadores e aprenderam com os indígenas.Outros ainda levantam a tese que o xaxado é nada mais do que uma variação do baião, que é uma dança nordestina rápida e alegre, sapateada e geralmente acompanhada de um grupo musical composto por uma zabumba, dois pífaros e uma caixa, principalmente dos sertões de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Segundo o folclorista Roberto Benjamin, o xaxado é um ritmo e uma dança sertaneja, com evidentescaracterísticas indígenas e é originário de regiões de Pajeú e Moxotó, no Estado de Pernambuco. Outras pesquisas indicam que o xaxado já era conhecido desde 1922, nas regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco.

Roberto Benjamin nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, em 31 de julho de 1943, formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Direto pela Faculdade de Direito, da UniversidadeFederal de Pernambuco, além de vários outros cursos. Exerceu diversos cargos e se aprofundou no estudo da cultura brasileira e é considerado como um dos maiores teóricos da folkcomunicação, que é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa.
Alguns autores também sustentam que a palavra xaxado éoriginário de uma onomatopeia do barulho xá, xá, xá que acontece quando os dançarinos arrastam suas sandálias no chão acompanhando a cadência da melodia no tempo do cangaço, porém esta tese é bastante contestada porque naquela época os cangaceiros andavam ou acampavam em lugares de terra batida ou descampado na caatinga, portando nesses locais o barulho é fofo e fechado, ao contrário se eles praticassemessa dança em chão de cimento, onde se poderia produzir um som semelhante

Independente de qual a correta origem do xaxado, o fato que a maioria concorda é que o ritmo foi difundido largamente pelo cangaço, que foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro em meados do século XIX ao início do século XX, e que tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, onde secaracterizou por violentas ações de grupos ou indivíduos isolados, que sequestravam os grandes fazendeiros conhecidos por coronéis, assaltavam as fazendas, saqueavam comboio e armazém.

Eles foram denominados de cangaceiros e viviam perambulando pelo sertão brasileiro ora praticamente seus crimes, ora fugindo e escondendo de seus inimigos, geralmente das autoridades. E dentro desse quadro, que surgeo mais famoso dos cangaceiros, Virgulino Ferreira da Silva, também conhecido por Lampião.
Ele teve a sua atuação entre as décadas de 20 e 30 em praticamente todos os estados nordestinos do Brasil, e acabou sendo emboscado pelas autoridades em 28 de julho de 1938, em Angicos, no Estado de Sergipe, onde Lampião foi morto juntamente com sua companheira Maria Bonita e mais nove cangaceiros.
Outrosbandos de cangaceiros também ficaram famosos como de Jesuino Alves de Melo Calado, conhecido como Jesuino Brilhante, que começou a agir por volta de 1870, e considerado por alguns historiadores como um dos primeiros cangaceiros, e atuava nos arredores de Feira de Santana e ele foi morto numa emboscada no Riacho dos Porcos, na Paraíba, no final em 1879.

O último grupo conhecido foi o do alagoanoCorisco ou Cristino Gomes da Silva Cleto que foi assassinado em 25 de maio de 1940, aos 32 anos de idade, na cidade de Barra do Mendes, na Bahia. O cangaço chegou ao fim quando o então Presidente da República, Getúlio Vargas, dentro do chamado de regime Estado Novo, mandou eliminar todo e qualquer foco de desordem dentro do território brasileiro, incluindo os cangaceiros.

Segundo o grande...
tracking img