O velho e o mar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma bibliografia é um registo de documentos, livros, inventários, escritos, impressos ou quaisquer gravações em variados meios (madeira, metal, argila, papiro, papel,etc.) sobre determinado assunto ou de determinado autor, que venham a servir como fonte para consulta.
Uma bibliografia é constituída por referências bibliográficas, ouseja, pela identificação de cada uma das obras que constitui a bibliografia, através de elementos como o autor, o título, o local de edição, a editora e outros.
A primeirabibliografia publicada data de 1494 (Liber de scriptoribus ecclesiasticis). Já a primeira bibliografia universal é de 1545 (Biblioteca universalis, de Conrad Gesner). Aprimeira bibliografia nacional é inglesa e foi consagrada aos escrivãos (John Bale, 1549).
Embora a palavra bibliografia só tenha surgido em 1633, a atividade que eladesigna remonta à Antiguidade: catálogo, repertório, índice, inventário, e todas as formas pelas quais os eruditos têm procurado reunir, sobre um assunto ou dentro de umadisciplina, à informação mais completa.
A partir do século XVIII, a bibliografia se diversificou, tornando-se uma "ciência do livro", apurada no século XX com as técnicasde documentação.
Mais recentemente, com a invenção do meio virtual, a palavra bibliografia pôde englobar não só seus sentidos com livros e documentos impressos oumanuscritos, mas também com os ditos e-books (livros eletrônicos) e outros meios de publicação digital, entre eles a internet.
Sobre o exílio de Guilherme de Almeida emPortugal (e ainda sua viagem a Galiza) veja-se MORÁN CABANAS, MARIA Isabel, "Galiza vista como terra matriciail por Guilherme de Almeida", in Estudos Galegos, 2007, n. 7.
tracking img