Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PNEUMÁTICA

Trabalho Apresentado à Disciplina de Sistemas Fluido mecânicos do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial.
Profº:Marcio Carzini.

CURITIBA
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Apresentação de uma rede de ar comprimido, função de seus componentes. O dimensionamento de capacidade dos compressores, reservatório e do secador foram pré-determinados para a elaboração deste.A rede de ar comprimido deve ser composta por: filtro de admissão; três compressores (um para reserva) do tipo “compressor de parafuso”; resfriador posterior; separador de condensado (dreno); reservatório (com 10% de capacidade da vazão total da rede); secador.
Ela deve suprir uma fabrica com três maquinas operatrizes com vazão de 800l/mim, seis bancadas de trabalho com uma pistola de aracomprimido com vazão de 120 l/m e uma parafusadeira pneumática com vazão de 160 l/mim, rede com pressão de 8 bar, considerando uma perda de 20% sobre a vazão total da rede.

COMPONENTE REDE DE AR COMPRIMIDO
Compressor
Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão exigida na execução dos trabalhosrealizados pelo ar comprimido.
O “compressor de parafuso” (que é o tipo de compressor especificado para este trabalho) é classificado como um compressor de “deslocamento positivo”, isto é, baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é admitido em uma câmara isolada do meio externo onde seu volume é gradualmente diminuído, processando-se a compressão.
* Filtro de Admissão
Aalimentação dos sistemas pneumáticos aspira ar livre constantemente, e este ar, por sua vez, está sujeito à contaminação, umidade e partículas de diversos elementos presentes no ambiente, como a poeira por exemplo. O “filtro de admissão” é responsável por fazer esta primeira filtragem do ar que está sendo trazido da atmosfera para dentro do sistema pneumático.
Resfriador Posterior
O “resfriadorposterior” é simplesmente um trocador de calor utilizado para resfriar o ar comprimido, visto que, após a compressão do ar, este atinge temperaturas elevadas, fazendo com que aumente sua capacidade de retenção de água, e esta, poR sua vez, é prejudicial a todo o sistema pneumático. Por isso, o “resfriador posterior” resfria o ar comprimido fazendo com que a umidade contida neste se condense, e com issoé possível retirar cerca de 75% a 90% do vapor de água contida no ar, bem como vapores de óleo que possam haver neste. Além disso, esse resfriamento evita que a linha de distribuição sofra uma dilatação causada pela alta temperatura, podendo ocasionar choques térmicos e contrações na linha acarretando trinca mentos.
Um resfriador posterior é constituído basicamente de duas partes: um corpogeralmente cilíndrico onde se alojam os feixes de tubos confeccionados com materiais de boa condução de calor, formando no interior do corpo uma espécie de colméia. A segunda parte é um separador de condensado dotado de dreno.
Separador de Condensado
Na saída do “resfriador posterior” está o “separador de condensado”. A água condensado no resfriados é retida em uma câmara do separador, onde, naparte inferior deste, há um dreno manual ou automático através do qual a água condensada é expulsa para a atmosfera.
Reservatório de Ar Comprimido
Um sistema de ar comprimido é dotado, geralmente, de um ou mais reservatórios. Em geral, o reservatório possui as seguintes funções:
- armazenar o ar comprimido;
- resfriar o ar auxiliando a eliminação do condensado;
- compensar as flutuações depressão em todo o sistema de distribuição;
- estabilizar o fluxo de ar;
- controlar as marchas dos compressores.
Um reservatório é constituído basicamente por: uma entrada de ar; uma saída de ar; um manômetro; uma válvula de alívio; uma escotilha para inspeção; um dreno.
Desumidificação do Ar (Secador)
Outro equipamento utilizado nos sistemas de ar comprimido a fim de diminuir ao máximo a...
tracking img