Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 106 (26276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFET-SP UNED Sertãozinho – Apostila de pneumática e eletro-pneumática

Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo Unidade Descentralizada de Sertãozinho Apostila de Pneumática e Eletro-pneumática

© Whisner Fraga Mamede (Doutor em engenharia mecânica, USP, 2003, professor do CEFET-SP)

Agosto de 2008 Terceira edição – revista e ampliada.

Proibida a reprodução parcialou total sem a prévia autorização por escrito do autor. Apostila com registro na Biblioteca Nacional. Todos os direitos reservados.

1

CEFET-SP UNED Sertãozinho – Apostila de pneumática e eletro-pneumática

Objetivos Esta apostila tem como objetivo principal auxiliar o aprendizado do estudante da área de automação industrial, no que diz respeito ao campo da pneumática. Os poucos livrosdisponíveis no mercado, além de caros, não são de fácil compreensão. Pensando nisso, resolvi elaborar um texto mais claro e objetivo, na esperança de contribuir com um ensino mais rápido e eficiente. Os exemplos contidos aqui funcionariam melhor em conjunto com algum software de programação (para a confecção deste texto foi utilizado o FluidSim 3.6, da Festo, mas existem outros simuladorespneumáticos que poderiam ser usados, como o Pneusim e o Automation Studio) ou com uma bancada didática. Para os professores que desejarem repassar esta apostila para seus alunos ou copiar algum tópico, agradeceria se entrassem em contato comigo (whisnerfraga@gmail.com) para que sejam evitados aborrecimentos futuros.

2

CEFET-SP UNED Sertãozinho – Apostila de pneumática e eletro-pneumática

IntroduçãoA pneumática é a ciência que utiliza o ar como fluido que realiza um trabalho. Desta maneira, em Pneumática Industrial, o que ocorre é uma transformação da energia pneumática em energia mecânica por meio de elementos de trabalho. Os principais elementos de trabalho são os cilindros, ou atuadores, e as válvulas. O ar é produzido por compressores, tratado por um componente chamado Lubrefil(Lubrificante, Filtro e Regulador de Pressão) e distribuído por intermédio de redes pneumáticas. Não é objetivo desta apostila tratar destes tópicos. Uma vez na rede, o ar é direcionado pelas válvulas para que os cilindros possam realizar seus movimentos lineares ou rotativos. As válvulas que direcionam o ar para os cilindros são conhecidas como “válvulas direcionais”.

Válvulas direcionais Para setraçarem circuitos pneumáticos, as válvulas ganham representações esquemáticas, que pretendem simular seu funcionamento interno, pouco tendo a ver, portanto, com seu princípio construtivo. As válvulas direcionais são sempre representadas por um retângulo. - Este retângulo é dividido em quadrados. - O número de quadrados representados na simbologia é igual ao número de posições da válvula, representandoa quantidade de movimentos que executa através de acionamentos.

O número de vias é a quantidade de conexões de trabalho que a válvula possui. São consideradas como vias a conexão de entrada de pressão, conexões de utilização e as de escape. Para fácil compreensão do número de vias de uma válvula de controle direcional podemos também considerar que:

3

CEFET-SP UNED Sertãozinho – Apostilade pneumática e eletro-pneumática

Identificação das vias pneumáticas As principais normas seguidas no Brasil, que dizem respeito à identificação das vias pneumáticas são a alemã DIN (Deutsche Normen) 24300 e a americana ISO (Internation Organization for Standardization)1219 (partes I e II).

Tabela 1 – Identificação das vias pneumáticas Assim, sejam as válvulas e as vias identificadas:

22

4

2

4

2

1

1

3

1

3

5 1

3

Figura – Identificação das vias de válvulas 2/2 vias, 3/2 vias, 4/2 vias e 5/2 vias Os números relacionados à norma ISO 1219 significam: Nº 1 - alimentação: orifício de suprimento principal (pressão). Nº 2 - utilização, saída: orifício de aplicação em válvulas de 2/2, 3/2 e 3/3. Nºs 2 e 4 - utilização, saída: orifícios de...
tracking img