O uso dos materiais didaticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas docentes acerca dos materiais didáticos a fim de tornar o ensino aprendizagem mais eficaz e eficiente abrindo um espaço maior para a reflexão com o intuito de contribuir com a construção de novos saberes em meio ao ambiente escolar.

Um discurso construído
O discurso utilizado neste trabalho parte de um referencial teóricoapoiado nas ideias de Michel Foucault.
Entendemos que o conjunto de saberes torna-se útil ao processo de ensino aprendizagem quando transformado em material didático, logo esses saberes “regimes de verdade”, que domina e auxilia no modo de ver e pensar sobre como ensinar.
Os materiais didáticos considerados como simples objetos na aprendizagem ganham força e significado em relação as novas propostaseducacionais que direciona e define nossas visões sobre o que é ser um bom professor, o que é uma boa aula, uma boa escola, e o que melhor pode ser utilizado em sala de aula.
Há uma grande variedade do discurso sobre o material didático dentre eles, “o discurso da política educacional, o discurso pedagógico, e o discurso dos professores”. Todos contribuem e participam para a construção do saberno ensino, porém existem especificidades em relação ao lugar que ocupam na área educacional e ao contexto que se insere.
Os professores
Para conhecermos os valores e significados criados pelos professores acerca dos materiais didáticos uma entrevista foi realizada com nove professores de uma escola pública de ensino fundamental ciclo II.
No intuito de conhecer as práticas discursivas dosparticipantes para dizerem o que pensam sobre o uso dos materiais didáticos dentro e fora do ambiente escolar.
O que dizem os professores
Durante a entrevista foi possível verificar que os materiais didáticos são considerados instrumentos importantes para auxiliar a prática docente desde o tradicional até o mais moderno deixando claro, que os mesmos possuem uma visão ampliada sobre o que chamamos demateriais didáticos.
Os entrevistados caracterizam o uso do material didático como forma de participação mais ativa durante as aulas. Muitas vezes só o falar dos professores não promove a curiosidade do aluno o que torna tedioso tanto para o aluno quanto ao professor.
Com o uso dos materiais didáticos os assuntos abordados em sala de aula facilitam na compreensão e na aprendizagem dos alunos o quetorna a aula mais agradável e interessante para ambos. No entanto, mesmo com tantos benefícios os materiais didáticos não ocupam um lugar central no desempenho da prática do professor, segundo a maioria dos entrevistados.
De acordo com um determinado professor o uso dos materiais didáticos não substitui a presença de um profissional competente, muitas vezes os materiais são irrelevantes e atémesmo supérfluos. Um bom professor pode promover o conhecimento e conseguir bons resultados na aprendizagem contando apenas com seu bom profissionalismo e a forma como interage com seus alunos.
Muitos dos docentes reconhecem os materiais didáticos e entendem a sua função, mas é preciso saber fazer uso e incorpora-lo no cotidiano escolar de acordo com as estruturas da escola e as necessidades deseus alunos.
Conforme foi mencionado acima a prática docente é auxiliada pelos materiais didáticos, porém não depende exclusivamente deles para se ter êxito no ensino aprendizagem. É a partir de um erro ou acerto que o uso do material didático é introduzido em sala de aula, o que favorece o amadurecimento, o crescimento profissional, e a conquista de sua autonomia. Embora, escolhidos pelos mesmosmuitos se baseiam acerca da aceitabilidade dos alunos.
Pode ser observado também, uma certa resistência na utilização dos materiais didáticos com relação as novas as novas tecnologias (computador, internet, softwers), devido a falta de capacitação por parte dos docentes. No entanto, certos objetos são utilizados com mais frequência como o rádio, vídeo, e a tv. Alguns utilizam os materiais...
tracking img