O uso do twitter como ferramenta web 2.0 para interação com os clientes: estudo de caso faculdade novo milênio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: O uso do Twitter como ferramenta web 2.0 para interação com os clientes: estudo de caso Faculdade Novo Milênio

Autores: Bruno Pereira de Souza e Mirella Felinto Pires

RESUMO (A definir)
É difícil hoje abrirmos nosso browser e não nos depararmos com as novidades que surgem constantemente na web, sendo assim podemos dizer que estamos vivendo num processo de constante mudança, que nãoacontece só nesse contexto mais em tantos outros da nossa sociedade. Nesse contexto em particular, a ocorrente mudança da nova Web se dá, não apenas por efeitos visuais ou aplicações mais intuitivas, mas pela indução de novos paradigmas e características, como o da inteligência coletiva entre outros. Sendo assim, entender esse novo cenário da web como uma resposta a atual demanda de ferramentasinovadoras é, antes de tudo compreender a origem impulsional dessa mudança. Na perspectiva do internauta, a proposta versão 2.0 tornasse impactante, por sugerir novos modelos de interação, como – por exemplo – fluxos bidirecionais de informação, algo que era incomum anteriormente, gerando assim novas necessidades e competências ao mesmo. Por fim, espera-se nesse estudo obter uma análise sobre acondição atual da Web e do internauta comum, como também a relação entre esses importantes fatores do atual cenário tecnológico.
Estudar a nova Web atualmente – nesse momento de constantes mudanças torna-se difícil, pois o próprio termo “Web 2.0” ainda não esta definido de forma universal a todos os estudiosos, mas em construção continua assim como a própria Web, propondo assim uma reinvenção de simesma.

Palavras Chaves: Web 2.0, Browser, Mudança, Web.










INTRODUÇÃO (a definir)
É necessário perceber que diversos impactos serão provocados por essa revolução, tanto bons como o percentual crescente de 78% em dois anos dos internautas brasileiros http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL781317-6174,00.html), como ruins como por exemplo, a participação de amadores noprocesso de produção profissional de forma desordenada (KEEN, 2007).
A existência de uma organização social denominada Sociedade da Informação coloca a Internet como um ambiente para acessarmos, obtermos, organizarmos e usarmos dados e informações para entender, compartilhar, produzir e disseminar conhecimentos e saberes.
Sendo assim, é evidente que os conhecimentos do usuário terão queacompanhar essa mudança, gerando assim novas necessidades e tendências para o mesmo, transfigurando o limiar de seu perfil para que seja detentor de um tipo de interatividade full duplex13 .
O importante é lembrar que isso é apenas o começo de uma grande mudança que já se iniciou, como afirma Tofller, citando que "o impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma novacivilização”. E como o foco da Web 2.0 são os internautas, então vale lembrar que o futuro dessa evolução esta nas mãos dos mesmos.

1.5. METODOLOGIA
Para Ander – Egg apud Lakatos (2001, p. 155), “a pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. Existem ainda, tipos de pesquisaa ser seguidos, de acordo com suas modalidades de estudo, caracterizadas como descritivas, bibliográficas, de campo e qualitativa, no entanto nessa pesquisa será seguido apenas o caráter bibliográfico. Sobre essa pesquisa, relata Lakattos (2001, p. 183):
A pesquisa bibliográfica abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins,revistas, livros, etc. (...) sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito sobre determinado assunto.
Fundamentado nesses princípios, percebe-se que esse tipo de pesquisa satisfaz a proposta do trabalho. A pesquisa tem caráter quantitativo e se baseia na observância do comportamento e impacto na instituição “Faculdade Novo Milênio” que utiliza a Web 2.0....
tracking img