Ferramentas novas, conceitos renovados: a publicidade na web 2.0 aplicada a banda kid abelha.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC – RIO
Departamento de Comunicação Social
Publicidade e Propaganda

Ferramentas novas, conceitos renovados: A publicidade na WEB 2.0 aplicada a banda Kid Abelha.
Gustavo da Silveira Bayma – 0911931

Sumário
1. Resumo.........................................................................página 2
2.Justificativa..................…...............................................página 2
3. Introdução......................................................................página 3
4. Marketing Virou Digital
4.1 O Que é Marketing?................
4.2 Marketing Digital na Web 2.0
4.3 Buzz Marketing
5. A Nova Indústria Fonográfica: mercado e mídias sociais..........................
5.1 Mercado Fonográfico: Mudanças ....................
5.2 Mídias Sociais........................
6. Internet e Música: é possível?.......................
7. Show e imagem do artista: principais receitas.............................
8. Kid Abelha – uma banda de sucesso fora da Web..........................8.1 Turnê Kid Abelha 30 anos..........................
8.2 Onde os Abelhas erram?..........................
9. Conclusão..........................

1. Resumo
O modelo de entrada no mercado fonográfico utilizado na década de 80 pela banda em estudo está derrubado, pode-se dizer que foi, em grande parte, renovado com a evoluçãotecnológica e o aparecimento da “Web 2.0”. Antigamente, uma banda apresentava-se ao mercado com uma fita cassete enviada às rádios, um outro momento musical se comparado com o atual, em que a internet permite maior acesso e divulgação de trabalhos independentes e projeta de forma gratuita e viral bandas num curto período de tempo. Nesse contexto, bandas das décadas de 80 que não se adequam aos novoscaminhos da tecnologia tendem a “falir”. A presente análise discute as estratégias de Web Marketing que são necessárias para reposicionar uma banda no atual modelo da indústria musical. Focando principalmente em redes sociais (Facebook, Twitter, site e blog), o artigo dispõe-se a estudar o posicionamento necessário para sucesso de estratégia de marketing, assim como a linguagem apropriada para estepúblico-alvo diferenciado. Também pretende-se caracterizar essa nova fase do mercado da música, sob a visão do Web Marketing, apontando novas soluções para manter o mercado musical contemporâneo.

2. Justificativa
Esta monografia se justifica pela importância de se entender alguns aspectos da atual situação da divulgação de artistas usando o meio Web, e então demonstrar as utilizaçõesequivocadas/errôneas e as principais dificuldades com relação ao conceito da Web 2.0. Parte-se do exemplo da Banda Kid Abelha e do pressuposto de que eles não realizam esta integração de Web Marketing adequadamente.

3. Introdução
Com o advento da Internet, as pessoas mudaram o modo como ocorre o consumo musical. Isto tem participação direta do conceito de Web 2.0, pois a partir das facilidadescriadas para o compartilhamento de conteúdos, a indústria fonográfica viu-se em decadência. Num estudo de caso americano, que não difere muito do caso brasileiro, “a indústria da música caiu de um pico de vendas de 14 bilhões de dólares em 1999 para uma receita de 9,5 bilhões de dólares no ano de 2007” (DWECK, Revista Exame, 2008).
Diferentemente do que ocorria antigamente, que apresentava comomaior receita de artistas a venda de CDs, hoje esta economia musical é dividida entre a venda de shows, que representa 80% do faturamento de uma banda, patrocínios e diversas outras formas de marketing criadas para as mídias atuais. Por isso, um dos objetivos do presente artigo é identificar o novo modelo da indústria fonográfica, sob a ótica do Web Marketing e as possibilidades deste método...
tracking img