O uso do crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO



Introdução ...................................................................................................................6

A origem e poder do crack...........................................................................................8

O crack decepa o ser dosocial..................................................................................10

Conclusão .................................................................................................................11



INTRODUÇÃO




O uso do crack representa atualmente um dos temas mais importantes em nossa sociedade. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o uso do crack têm aumentado seusíndices de consumo, tendo sido identificado à prevalência do uso nas diversas regiões do País tanto nas metrópoles como nas periferias.

O uso de drogas é o meio pelo qual os jovens se utilizam para buscar mais prazer do que a sociedade oferece e para aliviarem suas frustrações e insatisfações com uma sociedade que perdeu seus valores, que se tornou relativista e fragmentária. Os ritmos demudança na sociedade contemporânea são muito rápidos, deixando os indivíduos desorientados e pressionados pelas exigências do dia a dia.

Vivemos uma época onde a família como formadora da individualidade se fragmentou, onde não há mais valores pré-estabelecidos, onde a ética individualista do lucro tornou-se a moral social, onde a racionalidade do capital transformou o consumo em necessidadeorgânica e onde Deus se tornou mercadoria barata.  Os jovens usam drogas porque não há mais rumos pré-estabelecidos, não há mais valores, menos ainda mais limites, somente o que importa é a busca do prazer imediato. A sociedade criou um mundo consumista onde os jovens tornam-se alvo fácil de serem alcançados e atingidos.


Devido à facilidade de acesso, o crack vem se tornando a substância maisprocurada dentre as drogas existentes. O consumo desenfreado denuncia um problema de abandono e exclusão social, lamentavelmente o crack é a droga que mais perturba a integridade das famílias, ao contrário do que se imaginava anteriormente o que era conhecido apenas nas grandes metrópoles vem se espalhando por todo o País sem levar em condição etnia, posição social ou quaisquer outros segmentosem questão.


O fato de o crack ser uma droga de acessibilidade fácil e de custo baixo faz dele a droga mais procurada dentre as demais, é uma droga que causa dependência e danos físicos rapidamente e que apesar dos índices nas classes medias afeta diretamente as classes em situações de vulnerabilidade. Vale salientar que geralmente o crack não é a primeira droga usada pela maioria dosusuários, anteriormente o mesmo já deve ter feito o uso de alguma outra substancia tóxica.

2. origem e PODER DO crack



Desde os primórdios há cerca de 5(cinco) mil anos o homem já mantinha contato com a folha da coca, principio ativo da cocaína e posteriormente do crack. Segundo pesquisadores o uso da coca servia como estimulante e era utilizado também nas manifestações religiosas.O crack chega ao Brasil por volta da década de 90, tendo seu primeiro uso notificado na cidade de São Paulo. Mistura da pasta base com bicarbonato de sódio, o crack é comercializado em forma de pedra. Por ser uma droga de custo baixo passou a ter seu publico alvo nos mendigos, meninos de ruas e marginais. Atualmente a droga que até então era consumida por pessoas de baixa renda passa também afazer parte de outras classes sociais.


Estima-se que no mínimo 600.000 pessoas sejam dependentes da droga no Brasil. Antes se falava no crack como alvo das grandes metrópoles, agora ele chega a outras cidades. Comparado a outras drogas, o crack e uma das que mais causam efeitos ao organismo,quando inalada vai diretamente aos pulmões e posteriormente ao cérebro, onde começa a fazer...
tracking img